Publicidade

Dores de barriga. O que elas querem dizer sobre a saúde?

São múltiplos os motivos possíveis para ter dores de barriga mas são também vários os tipos de dores de barriga. Saiba o que cada uma pode querer dizer sobre a sua saúde e o que deve fazer.




Ao Mirror a Dra. Reshma Rakshit explica que “a barriga é uma parte importante do corpo humano e está significativamente ligada ao estado geral de saúde e doença”. No entanto, “muitas pessoas aguentam o desconforto porque acham que tais dores são comuns”. A especialista ajuda a identificar as queixas mais comuns:


Uma picada fina no lado direito da parte superior do abdómen. Podem ser pedras na vesícula. Além desta dor muitas pessoas sentem ainda dores nas costas e no ombro direito. Pode ainda ter urina de cor escura, fezes de cor clara ou febre. Se tem estes sintomas deve falar com o seu médico.



Inchaço e desconforto. Pode dever-se ao excesso de gases. Este tipo de desconforto é muito comum e pode dever-se à alimentação ou ao facto de comer muito rápido. Medicamentos de fácil acesso podem aliviar o problema. No entanto, destaca a especialista, “a barriga inchada pode ocasionalmente indicar problemas de saúde sérios, como tumores”, por isso se for muito frequente deve falar com o seu médico.



Leve a forte dor na parte superior do estômago. Pode indicar uma úlcera. Pode desenvolver uma úlcera no estômago por tomar medicamentos muito fortes ou pela instalação de uma bactéria chamada ‘helicobacter pylori’. “A dor pode espalhar-se para as costas e geralmente surge antes ou depois das refeições” explica a especialista. Se estas dores são comuns deve falar com o seu médico e fazer uma endoscopia.



Uma dor fina no fundo da barriga do lado direito. Pode ser apendicite. Neste caso a dor de barriga pode ser acompanhada de náusea, vómitos, febre, ou sensação da perna presa. Mas a dor pode ainda começar na zona do estômago e depois deslocar-se para o fundo da barriga. Se não for operado a tempo um caso de apendicite aguda pode mesmo levar à morte por isso deve ir ao médico.



Dor abdominal e diarreia. Pode ser uma gastroenterite. É bastante comum e “geralmente é provocada por uma intoxicação alimentar ou uma infecção viral”, explica a Dra. Rakshit. Os sintomas são dor de estômago, diarreia, vómitos e febre e podem durar de uns dias a três semanas. Deve tentar manter-se hidratado e tomar paracetamol, recomenda a especialista.



Dor de estômago com inchaço abdominal. Pode ser síndrome do intestino irritado. Para já as causas são desconhecidas mas pode ser agravado pelo stress. Além da dor de estômago e do inchaço abdominal pode provocar diarreia ou obstipação. Se for algo persistente deve aconselhar-se com o seu médico.




Fonte: Notícias ao Minuto

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.