Publicidade

Quais são os alimentos saudáveis para as grávidas


Durante a gravidez, a mulher deve ter um cuidado especial com a alimentação. Comer os alimentos certos faz toda a diferença na formação e crescimento do bebé. Afinal, ela está comendo por dois! Mas deve-se prestar atenção na qualidade da alimentação e não na quantidade.

Leia também:

Leite - O Leite e os seus derivados são uma grande fonte de cálcio. E esse mineral tem grande participação na formação dos ossos e dentes do bebé. É recomendado para a mamãe, tomar 1 litro de leite por dia. Iogurte e queijos também estão liberados, e prefira os iogurtes do tipo grego, por conter mais proteínas.

Ovos - Em alguns momentos os ovos fazem mal, em outros fazem bem. Os benefícios do ovo são bastante polémicos, mas, para as grávidas é certo que é um alimento essencial, pois é rico em vitaminas e proteínas, além de ajudar na formação de células do bebé, os ovos são bem prático e rápidos de serem preparados.

Brocólis - O brócolos, assim como o espinafre e a couve, são alimentos que devem estar na dieta de toda mulher grávida, por conter bastante ferro. As hortaliças de cor verde-escura, ajudam a evitar problemas na formação neurológica da criança,  e é uma delícia em qualquer prato!

Leguminosas - As leguminosas, em especial o feijão, são alimentos completos; Possuem altas taxas de proteínas e ferro, o que ajuda a mulher no combate a anemia. Mas cuidado na hora de se jogar naquela feijoada! A ingestão deve ser moderada e de preferência sem muita gordura.
Pão integral - Toda mulher precisa de energia extra na gravidez! E ingerir a quantidade certa de carboidratos é essencial durante esse período. Escolha sempre os pães integrais pois além de serem menos gordurosos, contém mais fibras que auxiliam a flora intestinal. E trazem maior sensação de saciedade, para aquela grávida que esta sempre com fome.

Leia também:  

Salmão - Durante a gestação, a mulher pode e deve abusar do salmão! Assim como a sardinha, o salmão é rico em ómega 3, que estimula o crescimento do bebé e protege o organismo da mãe, aumentando as taxas de colesterol bom (HDL). E no caso do salmão, é bom evitar comê-lo cru, a carne não faz mal ao bebé, mas há sempre risco de contaminação de bactérias.

Carne bovina magra - Durante a gravidez, a mulher deve optar por ingerir mais carnes magras, nada muito gorduroso. Uma boa opção é o patinho, que além de súper versátil na cozinha, é uma importante fonte de vitaminas, em especial a vitamina B12, importante na formação do sangue do bebé. Além de vitaminas, as proteínas da carne ajudam a fortalecer o sistema imunológico da mamãe.

Frutas - Use e abuse das frutas! As frutas ão podem ficar fora do dia-a-dia da grávida. Elas oferecem vários nutrientes e vitaminas que mãe e bebé necessitam. Ainda podem ser consumidas com um pouco de mel, iogurte ou granola. Delicioso para matar a fome da mamãe a qualquer hora.

Fonte: msn

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.