Publicidade

Conheça o truque mais simples do mundo para se lembrar de qualquer coisa



Aprendeu algo novo, acabou de saber o nome de uma pessoa ou marcou um compromisso importante e não quer se esquecer? Deixe de lado o bloco de anotações, agenda ou lembretes no celular. Um truque bem mais simples, investigado pela ciência, pode ser bem mais útil para se lembrar de qualquer coisa: compartilhe a informação com outra pessoa.


Truque simples de memorização
De acordo com um recente estudo sobre memorização, quando você repete novas informações para outra pessoa imediatamente depois do aprendizado é capaz de se lembrar melhor dos detalhes do que se não dividir o facto com ninguém.

Para avaliar como aumentar as chances de memorizar detalhes, os pesquisadores realizaram três diferentes estudos com grupos de 20 estudantes de graduação. No primeiro teste, os participantes assistiram a clipes curtos de vários filmes. Em seguida, foram convidados a recordar informações sobre os vídeos a partir de vários minutos a sete dias após a visualização.

No segundo experimento, os voluntários receberam uma sugestão, como uma captura de tela do filme ou o título do filme, antes de assistirem aos clipes. Neste caso, os alunos se lembraram do enredo geral tão bem quanto o primeiro grupo, mas apresentaram desempenho significativamente melhor ao lembrar de pequenos detalhes.

Por fim, além de assistirem aos clipes, os participantes foram orientados a contar para outra pessoa sobre o que haviam acabado de ver. Foi este grupo que melhor recordou tanto o tema central quanto os pequenos detalhes dos filmes por mais tempo que os outros dois grupos.

Segundo os pesquisadores, ao compartilhar o que foi aprendido com outra pessoa você é capaz de codificar e armazenar melhor as informações, contribuindo assim para uma maior memorização dos factos e dos detalhes a longo prazo. - Ai está o segredo, partilhar o que aprendeu. 

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.