Publicidade

Qual é o melhor exercício para trabalhar a barriga e deixa-lo em forma?

Pesquisadores de Harvard mostram que abdominal comum pode até prejudicar a coluna


Realizar centenas de abdominais é algo que ficou no passado. De acordo com cientistas da Harvard Medical School, o melhor exercício para conseguir aquela barriga chapada e durinha é a prancha isométrica. Ao contrário da prancha, o estudo aponta que o abdominal comum é bem menos eficiente para conseguir um bom resultado.

Essa afirmação dos pesquisadores se baseia no fato de que a prancha ser capaz de trabalhar muitos músculos além dos abdominais, envolvendo toda parte de frente, as laterais e a parte de trás do corpo, o famoso core, núcleo que dá sustentação para o corpo todo.

O estudo mostra ainda que os abdominais comuns podem, além de não serem tão vantajosos, prejudicar as costas, que são empurradas contra o chão no movimento. Já na subida do abdominal, você puxa o corpo para cima como se fosse sentar, trabalhando os músculos flexores do quadril, que vão desde as suas coxas até a vértebra lombar na parte inferior das costas. Quando esses músculos ficam muito tencionados ou excessivamente fortalecidos, podem pressionar sua coluna inferior. Isso pode causar dor ou desconforto nessa região das costas.

"As pranchas são óptimos exercícios para o fortalecimento abdominal, pois quem a pratica, deve manter seus músculos abdominais contraídos o tempo todo para sustentar o quadril fora do chão", explica Victor Valente. Além dos músculos abdominais mais superficiais, como recto abdominal e oblíquos, as pranchas activam também músculos mais profundos, como o transverso do abdómen, e os músculos da coluna responsáveis por manter a estabilidade da coluna lombar e assim prevenir lesões.

Veja também: 

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.