Publicidade

Conheça as causas mais comuns de prostatite


Geralmente, a infecção da próstata é causada pela presença de bactérias na próstata, na bexiga ou do ânus e chegam à próstata através das ínguas ou do sangue.

No entanto, a prostatite também pode ser causada por vírus e fungos, sendo menos frequente.

CLASSIFICAÇÃO DA PROSTATITE
A prostatite pode ser classificada em:

    Tipo I – Prostatite bacteriana aguda;
    Tipo II – Prostatite bacteriana crónica;
    Tipo III A – Síndrome de dor pélvica, também conhecida por prostatite crónica inflamatória;
    Tipo III B – Prostatite crónica não inflamatória, síndrome de dor pélvica ou prostatodinia;
    Tipo IV - Prostatite inflamatória assintomática.

Geralmente, a prostatite aguda e cronica apresentam os mesmos sintomas, sendo que a cronica surge quando os sintomas permanecem por mais de 3 meses.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA PROSTATITE
O diagnóstico de prostatite é feito tendo em consideração os sintomas referidos pelo paciente e, que normalmente estão relacionados com dificuldade em urinar.

Além disso, o médico pode indicar colecta de urina e de líquido prostático e recomendar a realização de exames como fluxometria, toque rectal, exame de sangue ao PSA ou mesmo a realização de biópsia para confirmar a causa do aumento da próstata. Veja quais os exames que são feitos em: Exame de Próstata.

TRATAMENTO PARA PROSTATITE
O tratamento para prostatite é feito pelo urologista que indica o uso de antibióticos e analgésicos, como Levofloxacina em comprimidos ou, em casos mais graves, remédios que são aplicados directamente na veia no hospital.

Na prostatite bacteriana crónica, o tratamento com antibióticos é mais longo, sendo realizado durante cerca de 3 meses, porém quando os antibióticos não tratam a inflamação pode ser necessário fazer uma cirurgia para remover o abcesso prostático que causa os sintomas.

Além disso, o uso de laxantes e a ingestão de uma grande quantidade de líquido também podem ajudar a aliviar os sintomas.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.