Publicidade

Conheça os métodos seguros para tirar pelo encravado na virilha, drenar o pus e prevenir o problema

Pelo encravado na parte íntima dói e pode causar manchas e escurecer a região. A causa é a dificuldade do fio em ultrapassar a pele - em consequência, ele acaba se curvando dentro dela e formando bolinhas vermelhas. O problema é comum em quem depila, já que a retirada dos pelos, causa microtraumas que propiciam a entrada de bactérias na derme, mas dá para evitar.


O QUE FAZER PARA EVITAR?
A maioria das técnicas e truques para prevenir a foliculite na virilha são relacionadas com a depilação. Confira:

Evite usar roupas apertadas, principalmente após a retirada dos pelos,
Esfolie a pele ao menos duas vezes por semana ou 3 a 4 dias antes da depilação e 10 dias depois
Lave a pele com sabonete antisséptico antes de depilá-la
Aposte em produtos com propriedades calmantes para depois da retirada do pelo.
Ao usar a lâmina, passe-a no sentido de crescimento dos fios
Após a depilação, lave a região com água fria

COMO TIRAR PELO ENCRAVADO NA VIRILHA
Há quem indique a remoção do pelo encravado na virilha em casa e há quem não recomende a ideia. A dermatologista Mayra Tosta Lima Clemente, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, afirma que o procedimento apenas é viável quando é possível ver o fio sobre a pele, ou seja, quando ele não está muito profundo. A retirada deve ser feita com uma pinça lavada e esterilizada e é igualmente importante lavar bem as mãos e higienizar o local da extração.

Já a dermatologista Rossana Vasconcelos não indica arrancar o fio inflamado, pois a falta de prática de pessoas leigas pode causar complicações, como manchas e necrose do tecido. Segundo ela, o mais indicado é recorrer a um profissional.

TRATAMENTO CASEIRO PARA DRENAR O PUS
Apesar de haver controvérsias quanto à retirada do pelo, Rossana Vasconcelos recomenda alguns remédios caseiros para amenizar as bolinhas vermelhas na virilha. Compressas mornas com chá de camomila ou água morna ajudam a drenar o pus no caso de lesões semelhantes a furúnculos, que são inchadas, quentes e vermelhas.

Outros tratamentos caseiros para pelo encravado inflamado consistem no uso de substâncias como gel de aloe vera, óleo de melaleuca e vinagre.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.