Publicidade

É mito ou verdade que comer muito açúcar causa diabetes? Confira!

Doença silenciosa, grave e bastante comum, a diabetes afecta mais de 16 milhões de brasileiros adultos e, segundo médicos, a do tipo 2 corresponde a 90% de todos os casos.
       
Não existe um factor único e específico que provoca a condição, mas sim uma série de factores que, juntos, desencadeiam o problema, sendo que sedentarismo, genética e obesidade estão entre as principais causas.

Diabetes tipo 2 é resultado de excesso de açúcar?
Muitas pessoas acreditam que a ingestão excessiva de doces seja capaz de causar diabetes, mas a confusão se deve ao fato de que, como a doença é em parte resultado do ganho de peso e o consumo de açúcar está relacionado ao excesso de calorias ingeridas, o alimento acaba sendo considerado o grande vilão.

No entanto, se uma pessoa não ingere açúcar, mas abusa de pães, batata e outros alimentos calóricos, pode ficar acima do peso e, consequentemente, ter igual risco de desenvolver diabetes, mesmo sem o consumo de doces.

Ou seja, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, não é o consumo exagerado de açúcar que causa a diabetes, mas sim uma alimentação desequilibrada que provoque aumento do peso.

Como evitar diabetes através da alimentação
Uma dieta que reduz os riscos de diabetes não é diferente de um regime para manutenção e perda do peso de forma saudável. Ou seja, é preciso apostar em uma alimentação livre de gorduras saturadas, carboidratos simples e também açúcares.

Além disso, praticar exercícios regularmente é importante para afastar as chances de diabetes tipo 2, uma vez que o hábito afasta o sedentarismo e a obesidade.


Fonte: Vix saúde



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.