Publicidade

Hipertensão. Como identificar o problema de hipertensão e colesterol alto, uma vez que os mesmos não produzem sintomas?

Pressão e colesterol altos são condições bastante sérias que, se não tratadas, podem levar a doenças do coração, infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além disso, elas merecem atenção extra por raramente apresentarem sintomas. Saiba o que fazer para identificar, prevenir e controlar os problemas:


COMO SABER SE TENHO PRESSÃO ALTA?
É possível desconfiar de um quadro de hipertensão se você sentir dores de cabeça e/ou na nuca, enjoo, sonolência excessiva e palpitações cardíacas, por exemplo. Mas como os sintomas geralmente surgem quando a pressão está muito alta, é importante seguir para o pronto-socorro o mais rápido possível.

COMO PREVENIR E TRATAR A HIPERTENSÃO
Além de realizar exames clínicos e medição regular da pressão arterial, tome cuidado com sua alimentação no dia-a-dia.

Evite o consumo de comidas gordurosas, fritas e ricas em sódio e aposte em opções como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, por exemplo.

COMO SABER SE MEU COLESTEROL ESTÁ ALTO?
Bastante silenciosa, a doença não produz sintomas nem mesmo entre pessoas que apresentam valores extremamente altos. Mas vale ficar atento a dores no peito, palpitação e falta de ar, que podem estar associados a uma condição provocada pelo aumento dos níveis de colesterol.

Apenas através de exames de sangue é possível descobrir, de fato, se estão elevadas as taxas de colesterol ruim.

COMO PREVENIR E TRATAR O COLESTEROL ALTO
A alimentação também desempenha importante papel no combate ao colesterol alto, portanto, evite ou minimize o consumo de comidas que podem aumentar o colesterol ruim, como carnes vermelhas ricas em gordura, embutidos, frituras, ultraprocessados, bolachas e chocolate, por exemplo.

A prática regular de actividades físicas é ainda considerada fundamental para o combate ao problema. Histórico familiar, obesidade e tabagismo podem contribuir para o surgimento do problema.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.