Publicidade

Por que as mulheres têm orgasmo? Saiba o que cientistas descobriram – e a função não é dar prazer

Por anos a fio, os cientistas se perguntaram por que o orgasmo feminino existe, uma vez que ele não tem nenhuma importância evidente para fins de reprodução, como a ereção e a ejaculação masculinas, por exemplo. Seriam, então, as mulheres seres agraciados por sentir prazer sem nenhum “objetivo prático”? Nada disso. Cientistas norte-americanos mostraram que o clímax feminino também tem um papel evolutivo importantíssimo.


Qual é o objetivo do prazer feminino?
Recentemente, dois biólogos da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, formularam uma hipótese que está sendo amplamente aceita para entender qual a função do orgasmo feminino.

Eles começaram sua investigação analisando a vida sexual de outros animais e notaram que em alguns mamíferos, como coelhos e camelos, a ovulação da fêmea é desencadeada pela estimulação sexual feita pelo macho.

Nossas ancestrais também ovulavam desse jeito: quando elas ficavam excitadas, seus clitóris mandavam recados para que seus cérebros liberassem hormônios que desencadeavam a ovulação.




O processo de ovulação imediata facilitava a reprodução principalmente em casos que o coito não era tão frequente, mas conforme nós, mamíferos, passamos a nos organizar em grupos sociais, tudo ficou mais fácil. As fêmeas passaram a ter acesso regular ao sexo e o mecanismo de ovulação imediata perdeu sua serventia.

Hoje, na mulher e em outras poucas mamíferas, o ciclo ovulatório consiste na liberação de um óvulo por mês independente da estimulação sexual. Outra consequência foi que o clitóris migrou para fora da vagina - antes, segundo os cientistas, ele ficava dentro do canal vaginal, o que facilitava muito o orgasmo durante o coito. Os pesquisadores hipotetizam que isso aconteceu para que a mulher “não ficasse recebendo sinais de excitação na hora errada”.

Com base nesses achados, os especialistas chegaram à conclusão de que o orgasmo feminino passou a existir para desencadear a ovulação e fazer com que a mulher engravide.

Orgasmo feminino hoje em dia

Para os pesquisadores, o estudo mostra quão pouco se sabe sobre o orgasmo feminino e quanto ainda pode ser descoberto, inclusive para tirar o melhor proveito dele. Além disso, eles reforçam que, hoje em dia, o orgasmo tem muitas outras funções além de seu papel na reprodução da espécie. Que tal explorá-las?






Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.