Publicidade

Qual é a quantidade de leite que um bebe deve consumir em diferentes fazes de idade?



É fato que a amamentação é o melhor alimento para bebés até os seis meses de idade. No entanto, o assunto ainda traz uma série de dúvidas às mães. Saber quanto um bebé mama certamente é uma delas.


De acordo com Luciana Herrero, pediatra e consultora internacional de amamentação, para o processo dar certo alguns factores devem ser observados. O principal deles está relacionando aos horários das mamadas. A especialista explica que o ideal é não estipular momentos exactos porque o bebé mama aos poucos e, por isso, precisa de livre demanda para ficar satisfeito. O alerta também serve para as mamadas nocturnas, que não devem ser suspensas porque é o momento em que o corpo da mulher mais está pronto para produzir leite.

Além desses, a desmitificação de que o leite da mãe é fraco também é essencial. "A mãe é capaz de produzir o leite que o filho precisa. Não existe leite fraco", reforça. Para que o pequeno aproveite todos os benefícios do leite materno, Luciana recomenda que a mama só seja trocada depois que todo o leite estocado chegue ao fim, permitindo assim que ele tenha acesso a todos os tipos produzidos pelas glândulas.

Quanto um bebé mama?
Já quanto a quantidade, os profissionais defendem que ela não pode ser definida porque cada bebe é único e, por isso, adopta rotinas diferentes. Estudos, no entanto, tentam relacionar o tamanho do estômago e estimar uma quantidade média.

Com base nessa suposição:

O estômago de um bebé de um dia pode suportar entre 5 e 7 ml de líquido por vez.
A partir do terceiro dia de vida, esse tamanho muda e varia entre 22 a 27 ml.
Na primeira semana, entre 45 e 60 ml pode caber no estômago do bebê.
E no primeiro mês de vida eles podem armazenar entre 80 e 150 ml.




Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.