Publicidade

Calcinha que barra menstruação: funciona? Vaza? Retém odores? Saiba tudo!

Uma roupa íntima que dispensa o uso de qualquer tipo de absorvente ou coletor menstrual, que retém o sangue do período sem risco de vazamentos, manchas na roupa ou produção de odor e que retém o dobro de fluido de um absorvente externo comum: a proposta das calcinhas para menstruação é atrativa, e foi por isso que vi uma grande esperança ao descobrir que elas existiam.

A primeira vez que ouvi falar do produto foi por meio da marca norte-americana de calcinhas Thinx. A solução parecia uma maravilha, exceto pelo fato de que não era vendida em lojas físicas do Brasil. Assim, o frete e a insegurança de uma compra internacional me afastaram da ideia.

Felizmente, não precisei esperar muito tempo para que a novidade chegasse por aqui: em 2017, a Pantys lançou quatro modelos de calcinhas reutilizáveis para menstruação, e eu decidi testá-las para verificar se são tão práticas quanto prometem ser.





Calcinhas menstruais: como são?
Laváveis, as peças prometem substituir os absorventes, retendo o sangue menstrual e neutralizando o odor do fluído. Tudo graças à camada de tecido tecnológico que, além de possuir alta capacidade de absorção, é antimicrobiano, higiênico e sustentável.

Segundo a marca, a peça é confortável e não incomoda a pele. Sua manutenção também é simples: após o período de uso, basta lavar a calcinha na máquina e deixá-la secar naturalmente para poder vesti-la novamente.

Vantagens
A empresa 100% brasileira conta com quatro modelos que agradam gregos e troianos. As peças duram, em média, dois anos e apresentam apenas 1/3 da espessura do absorvente comum.

Segundo os fabricantes, um dos atrativos é o benefício ecológico: durante a vida fértil, cada mulher tem cerca de 450 ciclos que geram 150 quilos de absorventes. Eles criam montanhas de lixo não reciclável no mundo.

Além disso, o método de longa duração ainda tem a vantagem de reduzir gastos em relação aos absorventes externos e internos descartáveis.

Já em comparação com os coletores menstruais - que também são ecologicamente benéficos e econômicos -, a vantagem fica por conta da facilidade de uso e praticidade, já que não é preciso fazer nada além de usar a calcinha normalmente e, depois, lavá-la.

Equivale a quantos absorventes?
Apesar de ter calcinhas para fluxo leve, médio e intenso, a marca afirma que a média de capacidade de cada peça é equivalente a dois absorventes externos.

Em um cálculo rápido, podemos considerar que cada absorvente dura de duas a quatro horas, dependendo do fluxo, então cada calcinha aguentaria de quatro a oito horas.





Um ciclo com a calcinha para menstruação Pantys
Escolhi dois modelos para testar: uma hot pants para fluxo intenso de tamanho M e outra clássica de fluxo médio e tamanho P (pedi tamanhos diferentes pois não sabia qual iria se adequar melhor ao meu quadril).

Assim que os modelos chegaram, os analisei de todos os modos: além do design moderno, o tecido não é grosso como imaginei, mas leve e elástico. Somente a parte inferior é um pouco mais macia do que o resto, mas não chega a marcar a roupa.





Primeiro dia do ciclo: fluxo médio
Numa terça-feira, fui ao banheiro e percebi que minha menstruação havia começado: corri e vesti a Pantys básica de fluxo médio - como normalmente é o primeiro dia da minha menstruação.

Cheguei ao trabalho, em que fico sentada 80% do tempo, e confesso que fui ao banheiro algumas vezes para checar se estava "tudo bem". Foi muito bom ver que, em todas elas, estava.

Usei a mesma calcinha para menstruação durante todo o expediente e volta para casa, sem absorvente ou coletor, e não vazei nem um pingo. Cheguei a me perguntar se realmente estava menstruando ou se meu fluxo tinha diminuído, tamanho conforto e segurança que senti.

Não é ruim sentar no próprio sangue?
Essa era uma das minhas dúvidas antes de experimentar a calcinha de menstruação.

O sangue permanece "fresco" por alguns minutos antes de ser absorvido, o suficiente para sentir algo úmido - assim como ocorre com o absorvente externo. Porém, o processo é tão rápido que logo você se sente sequinha de novo.

Ao fim do dia, você enxerga apenas uma discreta marca na calcinha. Como os modelos que escolhi eram da cor preta, até foi difícil enxergar a tal mancha.





Segundo dia do ciclo: fluxo intenso
Muito mais segura do que no primeiro dia, resolvi usar a hot pants tamanho M para fluxo intenso. Ela ficou mais larga que a P, mas ainda assim bem ajustada.

Fui confiante para o trabalho, mas fiquei com medo ao ver que meu fluxo estava muito intenso. Meu segundo dia é sempre complicado e requer diversas trocas de absorvente. Infelizmente, não tinha outro par de calcinhas de fluxo intenso à disposição.

Por umas seis horas desde que coloquei a calcinha, estava tudo sob controle, mas tive uma surpresa ao levantar de minha cadeira no meio da tarde: pequenas manchinhas de sangue.

Fui ao banheiro checar o que tinha acontecido e vi as mesmas manchas na parte de trás da calça. Consegui limpar e troquei a peça - que estava um pouquinho mais pesada pelo excesso de fluído - por uma comum com absorvente.

Terceiro dia em diante
No terceiro dia, voltei a usar a calcinha básica de fluxo médio, que anteriormente lavei à mão em água fria, coloquei na máquina sem alvejante ou amaciante e deixei secar naturalmente.

Como o terceiro dia em diante são de fluxo mais leve do que os outros, não me preocupei muito e tudo correu bem. Não tive nenhum incidente com vazamentos, mesmo quando usei a calcinha à noite ou durante atividades físicas.

Fica com cheiro ruim?
Não senti cheiro nenhum todas as vezes que usei a Pantys. Essa curiosa "mágica", segundo a marca, vem de uma propriedade antimicrobiana do tecido que bloqueia odores.





Dicas e recomendações
A calcinha de menstruação me surpreendeu: além da sensação de limpeza, ela é confortável e prática. Porém, após minha experiência, recomendo ponderar algumas ideias antes embarcar com tudo na novidade:

Vazamento
Meu único incidente de vazamento foi frustante, mas acredito que posso ter subestimado a capacidade de dois absorventes, a qual a Pantys promete cumprir, ficando tempo demais com ela.

Apesar disso, admito que seria um tanto incômodo carregar outro modelo e trocá-lo no meio do expediente ou em qualquer outro ambiente que não fosse minha casa.

Apesar disso, acho que ela pode ser um bom back-up para coletores menstruais ou absorventes internos nos dias de sangramento excessivo.

Número de calcinhas menstruais por dia
Outra dica é analisar seu ciclo menstrual antes de comprar as peças.

Por exemplo, eu não pensei que deveria ter mais de um par de calcinhas por dia e, por esse motivo, tive de me virar com a lavagem e secagem para que cada uma estivesse disponível dia sim, dia não. Caso você planeje dormir com elas, pense se são necessárias três calcinhas diárias.

Assim, se sua menstruação dura 4 dias, como a minha, recomendo ao menos 4 pares de calcinhas. Assim, você ficará segura sempre.

Como é feita a lavagem






Uma das principais dúvidas que tive ao descobrir a Pantys foi acerca da lavagem. Felizmente, a resposta é mais simples do que parece:

Basta lavá-la à mão e com água fria até que todo o sangue saia. Isso é percebido quando a água da lavagem fica transparente.

Depois, coloque a calcinha em um saquinho vazado – que vem juntamente com a embalagem – e lave-a normalmente na máquina com outras roupas. Já a secagem deve ocorrer ao natural.

Não é indicado o uso de alvejante, amaciante, ferro de passar ou secadora, visto que eles podem prejudicar a camada impermeável do tecido.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.