Publicidade

Hepatite A. - Sintomas e tratamento

Os sintomas de hepatite A geralmente surgem cerca de 4 semanas após a infecção pelo vírus que provoca a doença e, em alguns casos, podem nem chegar a aparecer, uma vez que a doença pode não apresentar qualquer problema para a saúde.

No entanto, quando provoca sintomas, este tipo de hepatite pode levar ao surgimento de:
  • Cansaço excessivo e frequente;
  • Dor nas articulações ou músculos;
  • Febre inferior a 39º C;
  • Diminuição do apetite;
  • Dor na região superior direita da barriga;
  • Alterações do trânsito intestinal, com diarreia ou prisão de ventre;
Além disso, a hepatite A também pode provocar sintomas semelhantes aos da gripe como dor de garganta, tosse, dor de cabeça e sensação de mal-estar, mas, ao contrário da gripe, esses sintomas podem durar por até várias semanas.

Imagem: Tua Saúde

Sintomas de Hepatite A
Nos casos em que a doença continua a evoluir podem ainda surgir outros sintomas como pele e olhos amarelados, urina escura, fezes claras, coceira na pele ou inchaço da barriga, o que geralmente ajuda a confirmar o diagnóstico de hepatite.

Normalmente, qualquer um destes sintomas desaparece num prazo de 6 meses, mas durante esse período também é possível que a doença se manifeste por ciclos, isto é, que surja durante algumas semanas e volte a desaparecer, até curar completamente.

Quando pode ser grave
Na maior parte das pessoas este tipo de hepatite não provoca lesões graves no fígado, desaparecendo ao fim de alguns meses. No entanto, em raros casos, as lesões no fígado podem continuar aumentando até causar insuficiência do órgão, resultando em sinais como:
  • Vômitos repentinos e intensos;
  • Facilidade par desenvolver hematomas ou sangrar;
  • Aumento da irritabilidade;
  • Problemas de memória e concentração;
  • Tonturas ou confusão
Quando surge algum destes sintomas é aconselhado ir imediatamente ao hospital para avaliar o funcionamento do fígado e iniciar o tratamento, que normalmente é feito com alterações no estilo de vida, como redução do sal e proteínas na dieta, por exemplo.

Quando ir no médico
É aconselhado ir no médico sempre que se suspeita de infecção pelo vírus da hepatite A, especialmente se surgirem sintomas pois o médico pode receitar alguns remédios, como anti-histamínicos e analgésicos, que ajudam a aliviar os sintomas até que desapareçam completamente.

Além disso, como a transmissão da doença é fácil, o médico também pode recomendar que as pessoas próximas tomem a vacina contra a hepatite A, de forma a tentar diminuir as chances de infecção.

Como se pega Hepatite A
A transmissão da hepatite A pode acontecer facilmente através da ingestão do vírus, por isso o contato próximo com pessoas infectadas deve ser evitadas, sendo recomendado:

Lavar as mãos com água e sabão regularmente, especialmente antes de comer ou depois de ir no banheiro;
Evitar compartilhar talhares ou escova de dentes com outras pessoas;
Evitar contato íntimo sem utilizar camisinha;

Devido à facilidade em transmitir a doença, as pessoas infectadas devem evitar o contacto próximo com outras pessoas até 1 semana após o início dos sintomas.


Fonte: Tua Saúde



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.