Publicidade

Por que algumas pessoas têm cabelo branco mesmo sendo tão jovens?

Na maior parte da população, os primeiros fios de cabelos brancos começam a aparecer a partir dos 35 anos. Mas, não é raro ou incomum encontrar jovens adultos na faixa dos 20 anos que já exibem um visual ligeiramente grisalho. Os motivos podem ser genéticos, habituais ou até ambientais.


É normal ter cabelo branco na juventude?
Quem tem fios brancos antes dos 30 anos provavelmente carrega no gene IRF4 uma alteração que fazem os grisalhos aparecerem precocemente. O gene é responsável por regular a produção de melanina e, consequentemente, dar cor aos cabelos. A alteração genética, vale lembrar, não oferece qualquer tipo de risco à saúde.

Além da genética, fatores externos também podem ser responsáveis pelos cabelos brancos em pessoas mais jovens. Estudos já comprovaram que problemas emocionais, como estresse, por exemplo, poluição e exposição excessiva a raios solares podem deixar os fios brancos aparentes, assim como má alimentação e doenças na tireoide.

De maneira geral, mulheres tendem a apresentar cabelos brancos cerca de cinco anos após os homens. Entre caucasianos, os fios brancos costumam surgir entre 35 e 45 anos, diferentemente dos orientais, que notam a mudança entre 45 e 55 anos e entre os negros, que geralmente só terão cabelos brancos depois dos 55 anos.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.