Publicidade

Urina escura é sintoma de doença grave causada por esforço em excesso


Para muitas pessoas, olhar o vaso sanitário após o uso pode ser considerado repulsivo, mas o hábito é indicado por médicos e fundamental para descobrir se há algo de errado com a saúde. Uma coloração diferente na urina, por exemplo, pode sinalizar até doenças bastante graves, como a rabdomiólise.





Xixi de cor escura pode ser rabdomiólise
A rabdomiólise é uma doença rara, mas bastante grave, que ocorre quando há morte de fibras musculares causada por lesões. O conteúdo das fibras, como mioglobina, é liberado na corrente sanguínea, podendo sobrecarregar os rins e provocar insuficiência renal aguda.

A rabdomiólise pode afetar pessoas que praticam exercícios muito intensos, como crossfit ou spinning, por exemplo, sem preparo adequado ou orientação de um profissional. Em casos extremos, a condição pode levar à morte.

Além da urina escura, outros sintomas comuns de rabdomiólise são: dores e fadiga muscular, náuseas, febre, falta de ar e inchaço. Caso a pessoa perceba alguns dos sinais listados acompanhados de xixi escuro, especialmente após a prática de atividades intensas por longos períodos, um médico deve ser imediatamente procurado.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.