Publicidade

Você sabia que a dor nas costas pode ser causada por má postura?

A má postura causa dor nas costas porque ela contribui para o enfraquecimento dos músculos dorsais que pode levar a alterações estruturais que afetam a coluna vertebral, como hérnia de disco, escoliose, hipercifose ou retificação da coluna, por exemplo.

A má postura a longo prazo também pode levar ao comprometimento do sistema nervoso periférico, que leva à sensação de formigamentos e dormências nos braços ou nas pernas. Além de deixar os músculos abdominais mais fracos, favorecendo a anteriorização dos órgãos abdominais, deixando a barriga maior e mais flácida

Como conseguir uma boa postura para evitar a dor nas costas

Para conseguir uma boa postura é recomendado o seguinte:

1. Praticar exercícios regularmente
A melhor forma de corrigir a postura é através da prática de exercícios físicos completos como a natação ou a hidroginástica. Estes exercícios além de trabalhar a parte respiratória, promovendo uma melhor respiração, fortalecem os músculos abdominais e dorsais, favorecendo a boa postura. A prática do Pilates e os exercícios de Reeducação Postural Global, incluídos na fisioterapia também podem ser de grande ajuda.

2. Usar roupas confortáveis
As roupas devem ser leves e do tamanho correto para que a pessoa consiga manter a boa postura. Os sapatos devem apoiar bem os pés e por isso os saltos muito altos são desaconselhados.

3. Sentar corretamente


A forma correta de sentar na cadeira consiste em apoiar os pés no chão, sem cruzar as pernas, mantendo todas as costas bem apoiadas nas costas da cadeira. Os braços devem estar bem apoiados sobre uma mesa, conforme mostra a seguinte imagem:

4. Dormir na posição correta
A posição mais adequada para dormir é de lado, com 1 travesseiro entre os joelhos para evitar a inclinação da pelve e consequentemente a rotação da coluna e outro travesseiro deve apoiar o pescoço, de forma confortável. Para dormir de barriga para cima deve-se optar por usar um travesseiro baixo para apoiar a cabeça e colocar uma almofada alta embaixo dos joelhos para manter a coluna bem apoiada no colchão.


5. Levar pesos da forma correta
Quando for preciso levantar um objeto pesado deve-se ter o cuidado de dobrar os joelhos quando abaixar e manter sempre as costas retas como mostra a imagem a seguir.


É importante que o indivíduo tenha consciência de sua postura especialmente no trabalho, pois passar muitas horas por dia, todos os dias numa postura viciosa, aparentemente confortável, promove alterações significativas nos músculos e nas articulações, que vão agravando-se cada vez mais causando dor nas costas e possivelmente alterações na coluna.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.