Publicidade

Quando devo procurar ajuda para me engravidar?

A regra geral é que deve-se procurar ajuda para engravidar após 1 ano de tentativas sem sucesso, pois esse é o período em que a maior parte dos casais levam para conseguir engravidar.

No entanto, é preciso estar atento a algumas situações que exigem ajuda mais cedo, como a idade do casal e o histórico de problemas nos órgãos reprodutores. Veja a seguir com o que deve se preocupar e saiba quando pedir ajuda mais cedo.

1. Idade da mulher
Após a mulher completar 35 anos, o casal deve tentar engravidar naturalmente durante 6 meses, sendo importante procurar ajuda médica depois desse período.

A idade um pouco avançada faz com que a mulher produza óvulos com menor qualidade, o que dificulta a gravidez. Assim, não deve-se perder muito tempo antes de procurar o médico para que a idade não continue a avançar, atrapalhando o sucesso da gestação.


2. Ciclo menstrual irregular
O ciclo menstrual irregular é sinal de que a ovulação não está ocorrendo mensalmente, como deveria ser. Isso significa que a mulher não consegue produzir o óvulo que, juntamente com o espermatozoide do homem, irá gerar o bebê.

Assim, na presença de ciclo menstrual irregular, deve-se procurar o médico para que ele avalie a causa do problema e inicie o tratamento adequado.

3. Problemas no aparelho reprodutor
Mulheres com problemas no aparelho reprodutor, como útero septado, endometriose, ovário policístico ou obstrução tubária devem procurar o médico logo que decidirem engravidar, pois essas doenças aumentam a dificuldade de gerar filhos, devendo ser tratadas e acompanhadas pelo ginecologista.

A mesma regra vale para homens com diagnóstico de varicocele, que é o aumento das veias nos testículos, principal causa de infertilidade masculina.

4. Histórico de 3 ou mais abortos
Ter histórico de 3 ou mais abortos é motivo para procurar o médico ao decidir engravidar, pois é preciso avaliar as causas dos abortos e planejar com cuidado a próxima gravidez.

Além do cuidado antes de engravidar, toda a gestação deve ser acompanhada de perto pelo médico, para evitar complicações tanto pra mãe quanto para o bebê.

Como gerir a ansiedade de ter um filho
É normal sentir-se ansioso para que a gravidez aconteça logo, mas é importante lembrar que é natural o resultado positivo demorar mais que o desejado. Assim, é fundamental que o casal se apoie e continue tentando, e que saibam a hora de procurar ajuda.

No entanto, se desejarem saber logo se há algum problema de infertilidade, o médico deve ser procurado para que o casal passe por uma avaliação de saúde para identificar se há problemas de fertilidade.

É importante estar atento à presença de doenças que interferem na fertilidade, por isso saiba quais são as Doenças que causam Infertilidade no Homem e na Mulher. 



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.