Publicidade

Conheça 6 atitudes que você "nunca" deve ter ao dar banho em seu bebê. A última é mais perigosa!

O banho do bebê é sempre um momento mais delicado, especialmente para os papais de primeira viagem, que ficam tensos e com medo de fazer algo errado, tornando perigoso o que é para ser mais relaxante. Com algumas dicas de segurança, esse momento vai se tornando cada vez mais gostoso.

O que nunca se deve fazer ao dar banho em bebês:


Deixar o bebê sozinho

Em hipótese alguma, deixe o bebé sozinho na banheira, seja para pegar o sabonete ou a toalha. Eles são tão espertos que só dos papais virarem para o lado, ele já escorrega e pode colocar a carinha na água. 2cm e 60 segundos já são suficientes para que se afogue. Leve tudo o que for preciso para o lugar onde for dar banho no seu filho, para não precisar se ausentar do cômodo nem por um instante. Caso precise, enrole-o na toalha e leve junto.

Colocar na banheira sem conferir a temperatura da água

Nunca coloque o bebê direto na banheira antes de experimentar a temperatura da água. A pele dele é muito mais fina e sensível do que a do adulto, e muitas vezes a água está muito quente para o pequenino. Use um termômetro para conferir a temperatura, que deve estar morna, entre 37 e 37,5ºC. Também não se deve colocar o bebé na banheira antes da água, justamente para não queimá-lo.

Encher a banheira com mais de 13 cm de água

Para os bebês de até 6 meses, o ideal é que se coloque água o suficiente para acomodá-lo até os ombros quando estiver deitado e até a cintura quando estiver sentado. O recomendado é cerca de 13 cm de água, o equivalente a cerca de oito dedos.

Usar grande quantidade de xampu e sabonete

Os sabonetes de bebê, especialmente os líquidos, geralmente servem para lavar desde a cabeça até o corpinho todo. A quantidade também não deve ser exagerada, já que produzem bastante espuma, e podem ressecar a pele do bebé, que é bastante sensível.

Lavar primeiro a cabeça do bebê

O ideal é que os papais lavem primeiro o corpo e depois a cabeça, principalmente em dias frios. Quando molha a cabecinha do bebê, há uma perda de calor por parte dele. E é sempre bom evitar que ele pegue qualquer friagem, já que ainda estava desenvolvendo seu sistema imunológico.

Exceder o tempo do banho

Muitos pais de primeira viagem ficam um pouco perdidos em quanto tempo deve durar o banho do bebê. Não há um tempo certo ou errado, mas é recomendável que o banho não dure mais do que 10 minutos, para que ele não seja exposto às mudanças de temperatura que podem lhe fazer mal. 



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.