Publicidade

Saiba o que é aquela mancha tão comum nas costas e bumbum de alguns bebês?



O sinal de nascença, que se chama mancha mongólica, é aquele que costuma aparecer como um arroxeado em muitos recém-nascidos na região das nádegas e das costas. A mancha mongólica (MM), também conhecida como melanocitose dérmica congênita, geralmente, aparece no nascimento ou durante as primeiras semanas de vida. Costuma aumentar nos primeiros dois anos e depois desaparece gradualmente.

Com a idade de 10 anos, a maior parte dos casos já desaparece, porém se a mancha permanecer na idade adulta, ela é chamada de MM persistente.


Como e por que surge?

A mancha tem incidência semelhante em ambos os sexos, porém varia entre diferentes grupos raciais. Elas são muito comuns em crianças asiáticas (por isso, o nome) em que ocorrem em mais de 90% dos recém-nascidos e nas populações de raças negras acometem cerca de 80%, já nos brancos europeus ou caucasianos é menos comum incidindo em menos de 10%.

Segundo o médico José Luiz Setúbal, em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação, no Brasil, devido à nossa grande miscigenação ocorrem entre 40% a 80% dependendo da região.

As manchas mongólicas aparecem no nascimento ou nas primeiras semanas de vida. Geralmente, elas também desaparecem no primeiro ano de vida, mas podem persistir até a adolescência, embora seja raro em crianças em idade escolar. Mesmo que sejam visualmente bem aparentes, não há tratamento recomendado.

A cor das manchas provém de um conjunto de melanócitos presentes nas camadas profundas da pele. Os melanócitos são células de pigmento que dão cor à pele. Por isso, as manchas mongólicas não são cancerígenas e não estão associadas a quaisquer condições. Sua localização clássica é na região lombar e nádegas, mas essas marcas também podem cobrir uma grande área das costas.

Não são necessários exames para identificá-las. O médico pode diagnosticar esta condição ao examinar a pele. Como não há nenhum risco ou associação com outra doença, nenhum tratamento é necessário quando as manchas mongólicas são marcas de nascença normais.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.