Saiba o que é a ovulação e como ocorre o perido fertil

A ovulação e o período fértil acontecem ao mesmo tempo, quando o corpo da mulher está preparado para a concepção de um bebé. Alguns sinais e sintomas, como aumento de secreções, temperatura corporal, desejo sexual, apetite e fragilidade emocional estão presentes e, normalmente, são indícios de que o período fértil da mulher está se iniciando.



Ovulação e período fértil são a mesma coisa?
Ovulação e período fértil são quase a mesma coisa, tendo em vista que a ovulação acontece durante o período fértil da mulher, ou seja, quando há maiores chances de engravidar. Sem ovulação não há período fértil e não se pode engravidar.

Ocorre ovulação quando o óvulo amadurece dentro do ovário, sendo a seguir encaminhado para as trompas de Falópio, onde aguardará a chegada dos espermatozóides. Se o casal tiver relações sexuais desprotegidas, sem uso de nenhum método contraceptivo, poderá haver fecundação, que é o encontro do óvulo amadurecido com o espermatozóide. A seguir, serão encaminhados para o útero dando início a gestação. Tudo isso ocorre no período fértil.

Se a mulher tiver ciclos regulares de 28 dias, a ovulação ocorre aproximadamente 14 dias após o 1º dia do último ciclo menstrual, podendo acontecer três dias antes ou três dias depois do 14º dia, que é o chamado período fértil. Normalmente a mulher ovula ao longo desses dias, mas também pode ocorrer ovulações fora desse período previsto, de acordo com níveis hormonais, estresse e ansiedade.

Qual é o melhor período para engravidar?
O melhor período para engravidar é entre 11 e 16 dias após o primeiro dia da última menstruação. Deve-se calcular o período fértil, estar atenta aos seus sintomas e ter relações sexuais sem qualquer método contraceptivo, de preferência logo no início do período fértil, pois os óvulos sobrevivem uma média de 12 a 48 horas (mas os espermatozóides sobrevivem por mais tempo).

Portanto, se a mulher mantiver relações sexuais ao longo de todo o período fértil, em dias alternados, ela tem mais chances de engravidar, já que os espermatozóides ainda podem estar vivos no momento da ovulação.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.