Publicidade

Depressão - Quer saber se uma pessoa está com depressão? Note se ela fala essas palavras!


Falta ou excesso de sono, desânimo, tristeza constante, enfim, os sintomas mais comuns de depressão podem demorar para aparecer e, muitas vezes, por serem confundidos com outros problemas emocionais, podem dificultar o diagnóstico da doença.

Prestar atenção no que uma pessoa diz e, principalmente, notar o uso constante de determinadas palavras pode ajudar a identificar um quadro de depressão, mostrou um recente estudodivulgado pela publicação científica Clinical Psychological Science.


Palavras mais usadas por pessoas com depressão

Através de análises de fóruns e até mesmo relatos em diários, a pesquisa descobriu que fragmentos de linguagem (conteúdo e estilo) de pessoas com depressão podem fornecer informações sobre a doença e contribuir para o diagnóstico.

Não chega a ser surpresa, mas o estudo conseguiu observar que indivíduos com sintomas de depressão usam uma quantidade excessiva de palavras que transmitem emoções negativas, especificamente adjetivos negativos e advérbios, como "solitário", "triste" ou "miserável".

Além disso, quem sofria de depressão tinha maior tendência a usar mais pronomes singulares de primeira pessoa como "eu" e "meu" e significativamente menos pronomes de segunda e terceira pessoa, como "eles", "ele" ou "ela". Esse padrão, de acordo com os pesquisadores, sugere que as pessoas deprimidas estão mais focadas em si mesmas e menos conectadas com outras pessoas.

Os pesquisadores relataram que o uso dos pronomes é ainda mais confiável ​​na identificação da depressão do que nas palavras que transmitiam emoção negativa. Comparado com 19 fóruns de controle diferentes foi possível ainda perceber que a prevalência de palavras absolutistas é aproximadamente 50% maior nos de ansiedade e depressão e 80% mais presentes nos fóruns de ideias suicidas.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.