Publicidade

Estresse ataca células e deixa corpo mais vulnerável a doenças


Além de atrapalhar o sono, comprometer a memória e dificultar a perda de peso, o estresse ainda pode te deixar fisicamente mais doente. É o que descobriu um estudo realizado pela Universidade Estadual de Michigan, EUA, que identificou como a condição interage com células imunes e pode causar sintomas de doenças.

A pesquisa mostrou como um receptor de estresse, conhecido como fator de liberação de corticotropina, ou CRF1, pode enviar sinais para certas células imunes e controlar como elas defendem o corpo.


Como é que o estresse pode te deixar doente?

As células ficam altamente ativadas em resposta a situações estressantes e, quando isso acontece, o CRF1 faz com que elas liberem substâncias químicas que podem levar a doenças inflamatórias e alérgicas, como síndrome do intestino irritável, asma e alergias alimentares, diz o trabalho científico.

A histamina, substância química que ajuda o corpo a se livrar de alérgenos invasores, pode ter sua resposta ampliada em momentos de estresse, resultando em problemas mais graves, que vão desde problemas respiratórios, passando por choque anafilático ou até mesmo óbito.

Segundo os pesquisadores, os resultados podem mudar a maneira como transtornos cotidianos, como asma e problemas gastrointestinais debilitantes, são tratados.

Além disso, o estudo pode ser considerado um passo importante na compreensão de como o estresse nos deixa doentes e abre caminhos para terapias que possam melhorar a qualidade de vida de pessoas que sofrem de doenças comuns relacionadas à condição.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.