Publicidade

Existe uma cor capaz de eliminar o estresse: Saiba qual é entenda como tirar proveito

Se você normalmente se sente mais calmo e aliviado das tensões do dia-a-dia ao admirar o céu ou ficar observando o mar, saiba que a sensação pode estar relacionada a um fator em comum entre as duas paisagens: a cor azul.


De acordo com um estudo científico feito pela Universidade de Granada, na Espanha, avaliações objetivas com medidas eletrofisiológicas apontam que a cor azul acelera o processo de relaxamento após um episódio de estresse psicossocial agudo.

Os pesquisadores apontam que esse tipo de estresse produz determinadas respostas fisiológicas que podem ser medidas por sinais biológicos, é muito comum e tem efeitos negativos sobre a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Para chegar à conclusão, os estudiosos submeteram 12 voluntários a um processo de relaxamento (após um processo de estresse) usando uma sala de estimulação multissensorial onde os participantes deveriam permanecer deitados sem qualquer excitação além de uma luz ambiente azul (grupo 1) ou branca (grupo 2).

Durante toda a sessão, foram medidas atividade cardíaca e cerebral e os resultados obtidos mostraram que a luz ambiente azul, em contraste com a luz branca convencional, acelera o processo de relaxamento e pode ser aliada no processo de combate ao estresse.

Como usar o azul para relaxar?



Para obter os benefícios relaxantes da cor, basta olhar para ela. Você pode manter em sua mesa de trabalho objetos no tom e até usá-lo como fundo de tela do seu computador e celular. Vestir-se com alguma peça azul também pode mudar seu estado de espírito e gerar tranquilidade.

Em casa, invista em uma parede inteiramente pintada na cor ou mesmo um cômodo relaxante com iluminação azul. Decorar o quarto ou uma parte da sala, por exemplo, com objetos e enfeites desta tonalidade é outra ideia.

Além disso, tente simplesmente observar o céu ou o mar, paisagens capazes de nos fazer bem por inúmeros motivos além da cor.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.