Publicidade

Saiba o que a cor dos seus olhos diz sobre a sua saúde


A cor dos seus olhos não é apenas uma característica particular e resultado da combinação genética de seus pais. Ela pode dizer muito sobre sua condição de saúde e até indicar probabilidade de desenvolver doenças no futuro, segundo estudos científicos reunidos pelo site norte-americano WebMD. - Confira abaixo o que a cor dos seus olhos revela sobre sua saúde


Chances de ter diabetes
De acordo com um estudo europeu realizado em 2011, olhos azuis, combinado com uma pele clara, significam riscos maiores de desenvolver diabetes tipo 1.

Perda de audição
Pessoas que têm olhos castanhos sofrem menos perda de audição do que aquelas que possuem olhos de tonalidade azul, dizem pesquisas. Acredita-se que o fato esteja relacionado a uma quantidade maior de melanina, que garantiria maior proteção contra ruídos excessivos.

Endometriose
Mulheres que têm olhos azuis possuem maiores chances de ter endometriose. A razão, segundo cientistas, é que os genes que controlam a cor dos olhos podem estar ligados a fatores que favorecem a doença.

Catarata
Pesquisadores australianos apontaram através de análises que cataratas são até duas vezes mais comuns entre pessoas que possuem olhos castanhos escuros.

Doença ocular
Um outro trabalho científico feito na Austrália mostrou que indivíduos com olhos de cor clara são duas vezes mais propensos a sofrer de degeneração macular relacionada à idade. A doença pode causar perda de visão.

Vitiligo
A doença que despigmenta a pele em blocos é menos comum em pessoas com olhos azuis. Acredita-se que o gene que determina a tonalidade ocular pode ter algum fator protetor em relação à condição.

Câncer de olho
Pessoas com olhos azuis, verdes ou cinzas têm mais chances de desenvolver um tipo de câncer pouco comum, chamado melanoma uveal.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.