Publicidade

Conheça 2 sinais de doença causada por exercício físico. Urina escura é uma deles

Prestar atenção na cor do xixi e consultar um médico caso perceba que a urina apresenta coloração diferenciada é fundamental para a descoberta e o tratamento de diversos problemas de saúde, como, por exemplo, a rabdomiólise, uma doença grave provocada por excesso de exercícios físicos.


Urina escura pode ser sinal de rabdomiólise

A rabdomiólise é uma doença rara, mas extremamente grave, acusada principalmente por uma coloração bastante escura, quase preta, do xixi. Ela acomete normalmente pessoas que realizam exercícios muito intensos sem preparo adequado ou orientação de um profissional, por isso, ela vem se tornando cada vez mais comum entre praticantes de exercícios físicos excessivamente intensos.

A condição ocorre quando lesões provocam a morte de fibras musculares, cujos conteúdos, liberados na corrente sanguínea, sobrecarregam os rins, alteram a cor da urina e provocam insuficiência renal aguda. Em casos extremos, a rabdomiólise pode levar à morte.

Além da urina escura, outros dois sinais clássicos da doença são: inchaço e fadiga muscular. Mas a condição ainda pode causar náuseas, febre e falta de ar. Caso você experimente alguns desses sintomas, procure um médico o mais rápido possível, pare de fazer atividades físicas e mantenha o corpo bastante hidratado.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.