Publicidade

Conheça 4 truques de dermatologistas que devolvem pele de bebê: para acne, melasma e mais

Alimentação desequilibrada, poluição e maus hábitos do dia-a-dia provocam diversos problemas de saúde e a pele costuma ser uma das primeiras afetadas, além de apresentar os sinais mais explícitos.

Espinhas, ressecamento e manchas no rosto ou outras partes do corpo nunca devem ser “tratadas” com soluções caseiras sem respaldo que, inclusive, podem ser bastante perigosas. Mas alguns truques permitidos por dermatologistas podem sim ajudar a devolver uma pele de bebê de forma simples e prática.

Truques para tratar problemas de pele

Acne


Cravos e espinhas não devem ser cutucados ou removidos com as mãos e unhas, pois podem resultar em cicatrizes. A melhor dica apoiada por dermatologistas é ainda usar sabonetes para pele oleosa e algum produto com ação secativa.

Outra boa alternativa complementar é fazer compressas com chá preto ou de camomila, cuja ação e calor acalmam a pele e a desinflamam. Basta encharcar um pano ou algodão nas infusões já preparadas e aplicar sobre a lesão por dez minutos, duas vezes ao dia.

Melasma


As manchas acastanhadas que aparecem na pele do rosto e corpo aparecem normalmente durante a gravidez, devido a mudanças hormonais. A mudança resulta no aumento da melanina, pigmento responsável por dar coloração na pele e, consequentemente, a hiperpigmentação de determinada área.

Para minimizar o desconforto estético, especialmente na gestação, em que tratamentos podem ser considerados perigosos, o truque ideal é apostar em tipos de filtro solar com cor, que protegem mais contra a luz visível e contêm partículas de filtro físico que ajudam a refletir a luminosidade.

Pele seca


Além de aumentar as chances de coceira e, consequentemente, mais incômodos e marcas, a pele ressecada pode resultar em descamação, vermelhidão, escoriações, infecções secundárias e até mesmo cicatrizes.

Para evitar que a pele fique sensível a agentes externos e apresente aspecto ressacado, aposte em uma boa hidratação de todo o corpo consumindo bastante água ao longo do dia e evite banhos muito quentes. É importante ainda usar um creme hidratante em todo o corpo, aplicado após o banho, com a pele ainda úmida.

Oleosidade


Fatores genéticos, alimentação, uso de pílula anticoncepcional, tabagismo e até mesmo estresse podem ser algumas das várias causas do aspecto oleoso da pele que, inclusive, pode favorecer o aparecimento de acne e cravos.

Além de cuidar da alimentação, fator importante para combater o excesso de oleosidade na pele, é possível evitar o problema com medidas bastante simples, como não usar produtos com álcool em suas soluções, esfoliar a pele apenas a cada 15 dias e lavar o rosto 2 e vezes ao dia com sabão neutro.




Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.