Publicidade

Conheça 5 causas mais comuns que podem causar barriga inchada?

As causas de barriga inchada envolvem condições ginecológicas e intestinais, sendo indicado recorrer a um médico ao sentir o desconforto por muito tempo. A seguir, entenda quais são os possíveis problemas por trás do sintoma:

Afinal, o que causa barriga inchada?

Segundo o gastroenterologista João Paulo C. Barbosa, da Hapvida Saúde, dor abdominal está entre as queixas mais comuns dos pacientes e pode ser causada por diversas condições. Veja as principais:


Constipação

Pacientes que ficam com o intestino preso constantemente podem se sentir inchados devido ao acúmulo de fezes que aumenta a fermentação pelas bactérias que habitam a flora gastroinstestinal.

O problema pode parecer inofensivo, mas pode gerar uma série de incômodos como hemorroidas e prolapso retal.

Doença celíaca

A doença celíaca é uma reação imunológica causada pela ingestão de glúten, que é uma substância encontrada em alimentos com trigo, cevada e centeio.

As reações de uma pessoa celíaca que come glúten incluem desconforto gástrico, arroto, diarreia grave, perda de peso importante, indigestão, náusea, desnutrição, coceira e inchaço.

Intolerância alimentar

Barriga inchada pode ser fruto de intolerância alimentar a substâncias como lactose, frutose ou glúten, as quais estão associadas à má digestão de alimentos que gera dor no abdômen, flatulência, arroto e inchaço.

Menstruação

Sentir inchaço na menstruação é bem comum e ocorre em decorrência das mudanças hormonais do ciclo. O efeito pode ser mais ou menos evidente em cada mulher, a depender das características de cada uma, e costuma terminar após o fim do sangramento.

Síndrome do intestino irritável

Síndrome do Intestino Irritável é uma desordem que causa dor e inchaço no abdômen, além de alteração do hábito intestinal. O quadro não tem cura, mas é possível amenizar os sintomas com dieta específica.

A atriz Fernanda Paes Leme descobriu que tinha intestino irritável após sentir inchaço abdominal, mesmo sem ter comido algo diferente.

O que você deve fazer se sentir inchaço abdominal?



O gastroenterologista recomenda que o paciente fique atento aos sintomas de doença intestinal, como parada súbita da eliminação de fezes e gases, inchaço e mudança do hábito de defecar, e procure um profissional, principalmente se houver sinais de doença sistêmica como febre, sangramentos e queda da pressão.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.