Publicidade

Conheça os sintomas da pedra nos rins ao urinar

O cálculo renal, mais conhecido com pedra nos rins, é uma doença causada pela cristalização de sais minerais presentes na urina. Bastante comum, especialmente entre homens, pode causar forte dor e até levar a complicações mais sérias, como doenças cardiovasculares, insuficiência renal crônica, entre outras.

Além dos desconfortos, as pedras nos rins podem ser caracterizadas por algumas mudanças no hábito de urinar e no próprio xixi. Confira algumas alterações que merecem atenção e devem ser levadas ao médico.


Sintomas ao urinar - Pedras nos rins.  

1. Vontade constante de urinar, mas com saída de apenas algumas gotas de xixi ao ir ao banheiro. Quando uma pedra passa pela uretra, irrita a bexiga, fazendo com que você sinta necessidade de urinar, e pode indicar a doença, mesmo quando ela não é acompanhada de outros sintomas.

2. Sensação de ardência ao urinar também pode indicar um quadro de pedras nos rins, mas a condição deve ser avaliada por um médico, uma vez que o sintoma também é comum em casos de infeções urinárias e doenças sexualmente transmissíveis.

3. Sangue na urina pode ser outro sinal de pedra no rim, causado por arranhões ou irritações no órgão e na bexiga, provocados pelas pedras.

4. Urina com cheiro muito forte ou fora do comum também deve ser avaliada por um médico, pois pode indicar cálculos renais.

Pedra nos rins, como evitar!

Uma medida simples e natural de evitar o surgimento de pedras nos rins é consumir bastante água ao longo do dia, especialmente no verão, período em que a doença costuma ser mais comum.

Além disso, é importante evitar a ingestão excessiva de alimentos ricos em vitamina C, sal e proteínas e optar por uma dieta com muitas fibras e frutas.




Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.