Publicidade

Esses erros podem causar infecções no ouvido e até deixar a criança surda

Um dos maiores cuidados que as mamães e papais devem ter com as crianças é na hora de limpara o ouvido. Segundo um estudo realizado pelo Nationwide Children’s Hospital, publicado no Journal of Pediatrics, mostrou que o uso incorreto dos cotonetes leva cerca de 34 crianças para o hospital todos os dias nos Estados Unidos.


A maioria dessas ocorrências acontece durante a limpeza do ouvido, e outras envolvem acidentes com as hastes flexíveis, em que os pequenos estavam brincando com o objeto. Muitos reclamam de surdez repentina, dor e até sangramento.

Usar cotonete faz mal?

De acordo com a Dra. Tânia Maria Sih, presidente do Departamento Científico de Otorrinolaringologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, os cotonetes podem trazer muitos riscos, sim, à saúde auditiva, uma vez que ao limpar o ouvido, a cera é empurrada para o fundo do canal, o que pode até mesmo perfurar o tímpano, causando surdez.

Além disso, a haste pode tirar a proteção natural do ouvido, causando assim doenças como a otite, responsável por tantas dores nos pequeninos.

Como limpar os ouvidos do bebê?

Estudos dizem que os ouvidos não precisam ser higienizados, já que a cera é uma proteção e deve ser retirada apenas em casos em que o médico indique, e por ele. Nos bebês, a limpeza deve ser feita apenas com uma toalhinha úmida por fora, nada de usar o cotonete, e menos ainda colocá-lo lá dentro.




Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.