Publicidade

Estudo alerta que é preciso muito cuidado com remédio muito comum se está grávida de menina

Tomar um analgésico muito conhecido nos primeiros três meses de gravidez pode reduzir a quantidade de óvulos de bebês do sexo feminino, afetando a fertilidade da menina no futuro. A revelação foi feita por um estudo europeu publicado no periódico Human Reproduction.

  

Analgésico prejudica a saúde do feto

Pesquisadores de diversas instituições da Europa desenvolveram um estudo com células humanas em laboratório que descobriu que Ibuprofeno pode prejudicar a fertilidade das filhas se for tomado na gravidez de suas mães.

O medicamento, conhecido pelo nome comercial Advil, tem ação anti-inflamatória que atrai pessoas que buscam alívio para dor e febre sem prescrição médica.

O trabalho avaliou os ovários de 185 corpos de fetos de sete a 12 semanas, alguns com resíduos de ibuprofeno no sangue.

O resultado mostrou que a exposição ao medicamento causa redução das células que dão origem aos óvulos. Os principais efeitos foram observados sete dias após a exposição.


Veja também:

Declínio global da fertilidade

O assunto chama atenção já que outros estudos apontaram que mais de 30% das grávidas tomam ibuprofeno.

“Nós sabemos que as taxas de fertilidade estão caindo com o passar dos anos e estamos buscando uma potencial explicação para isso estar acontecendo", afirmou Rod Mitchell, estudioso da Universidade de Edimburgo e co-autor da pesquisa. “O declínio é relativamente recente, provavelmente causado por fatores ambientais (incluindo analgésicos) e sociais", ponderou em entrevista ao jornal The Guardian.

Embora sejam necessários mais estudos para confirmar a teoria e entender se ela se aplica a homens e a outros períodos gestacionais, o cientista recomenda que mulheres grávidas apenas tomem medicamentos quando necessário, na menor e mais curta dose possível e com acompanhamento médico.

Conheça outros riscos

Não é a primeira vez que esse medicamento é relacionado a efeitos colaterais graves. Um estudo norte-americano revelou que o uso prolongado e intenso de ibuprofeno pode causar infertilidade masculina por alterar a fisiologia do testículo de adultos. - Já outro trabalho científico revelou que esse analgésico aumenta risco de infarto em 31%.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.