Publicidade

Você toma água com limão para emagrecer? Estudo revela efeito nocivo da bebida

Muita gente bebe água com limão para emagrecer, já que a mistura estimula o sistema imunológico e tem ação diurética, que ajuda o corpo a desinchar e eliminar toxinas. Mas nem tudo são flores: um estudo britânico descobriu que a bebida, assim como alguns tipos de chás e refrigerantes, aumenta em 11 vezes o risco de desgaste nos dentes.

Água com limão corrói os dentes

Embora já seja conhecido que ácidos podem causar erosão nos dentes - condição progressiva em que a camada que recobre externamente os dentes é perdida -, pesquisadores da Universidade King's College, na Inglaterra, fizeram uma investigação para determinar os padrões que mais propiciam esse problema.


"Apesar de todos nós consumirmos ácidos dietéticos diariamente, nem todos desenvolvem doenças nos dentes. Isso é fortemente influenciado por fatores biológicos como quantidade, composição e capacidade de armazenamento de fluxo salivar. No entanto, também sofre influência da forma como as pessoas consomem esses ácidos", escreveu o estudo publicado no British Dental Journal.

A pesquisa foi baseada em um estudo anterior do Guy's Hospital London que analisou a dieta de 300 pessoas com desgaste erosivo severo e 300 pessoas sem. A partir disso, foi possível entender como determinados comportamentos aumentam o risco da condição.

A análise mostrou que o problema era pior em quem comia e bebia alimentos ácidos, especialmente entre as refeições. Quem toma bebidas desse tipo duas vezes ao dia, como água com rodela de limão ou chá quente de frutas, registrou risco 11 vezes maior de ter erosão moderada ou severa.

Refrigerantes e chás de frutas

Foi percebido que bebidas com sabores de frutas, como refrigerantes de limão e laranja, aumentavam massivamente o poder corrosivo, igualando-o a líquidos com cola. Ainda foi constatado que os refrigerantes na versão diet são tão erosivos quanto os açucarados.

Também entram na lista doces aromatizados, medicamentos ou chás com sabor de frutas - especialmente os servidos quentes -, os quais têm grande potencial desgastante quando consumidos regularmente.

Segurar bebida na boca é ruim
Gargarejar ou segurar essas bebidas na boca por muito tempo antes de engolir eleva ainda mais a chance de desgaste, já que esses hábitos prolongam o contato com a substância prejudicial.

O que fazer?

Embora o consumo de alimentos que corroem os dentes seja comum, os pesquisadores descobriram que ingeri-los durante as refeições, e não entre elas, reduz o risco de erosão em 50%.

Reduzir a ingestão de ácido também é uma boa alternativa, assim como evitar retê-lo na boca por muito tempo.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.