Publicidade

Conheça 5 razões pelas quais nenhuma mãe deveria receber visitas logo depois do parto


Passado o período de gestação, chega o momento em que o vínculo entre mãe e filho, já iniciado no início da gravidez, se materializa em experiências tão emocionantes quanto. É normal que pessoas que acompanharam o processo vivido pela mãe queiram estar presentes assim que o pequeno nasce.

Embora a intenção seja boa, há uma série de motivos que fazem das visitas logo depois do parto um incômodo maior do que um conforto. Listamos alguns motivos que deveriam ser considerados antes de visitar a recém-chegada mãe.

1. Tempo para se relacionar

Diferentes desafios serão apresentados à mãe com a chegada do bebê, por isso é bom que a mãe tenha tempo de conhecê-lo, tempo para dar um rostinho àquilo que ela estava sentindo dentro dela. Enfrentar a interrupção das pessoas de fora, nesse momento, talvez seja mais desgastante do que prazeroso. Antes de apresentar o pequeno para o mundo, certamente ela quer conhecê-lo em primeiro lugar.

2. Descansar

Muitas transformações moldaram o corpo da mulher durante e depois da gravidez e, naturalmente, pode demorar um pouco até que ela volte a se reconectar com a nova forma do seu corpo, sem o bebê em sua barriga e com as mudanças em nível emocional. Neste contexto, é recomendável para mãe aproveitar o tempo para experimentar seu sentimento neste primeiro estágio pós-parto e descansar o máximo que puder antes de receber visitas.

3. Tempo para amamentar


A amamentação não é simples. O momento de dar de mamar causa apreensão em muitas mulheres, mas com calma e paciência essa prática vai se incorporando na rotina da mãe e do bebê. Por isso, é importante que a mãe não se preocupe com a recepção dos convidados, mas que tome seu tempo para se acostumar.

4. Receber as pessoas pode ser estressante

A última coisa que uma recém-chegada mãe precisa é se sentir sob pressão para atender as expectativas de seus familiares e amigos. As demandas do bebê já suprem esses espaços, então é bastante desgastante que a ex-gestante tenha que lidar, também, com as demandas dos hóspedes.

5. Atenção dividida

Os recém-nascidos precisam da atenção integral de suas mães. Receber visitantes durante as primeiras semanas implica em dividir essa atenção com outras pessoas. Família e amigos podem ter as melhores intenções, mas dificilmente podem ajudar neste momento. A lista de amigos e familiares atentos e esperando para encontrar o bebê pode ser longa, no entanto, uma maneira de respeitar o pequeno e seus pais é tentar esperar que eles os convidem para conhecer o novo membro.

Lembre-se, estabelecer limites não significa não querer que os outros conheçam o bebê ou que passem algum tempo com ele. É levar em conta a importância de criar um vínculo com o novo membro da família com calma e sem interferências.




Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.