Publicidade

Conheça 8 sinais que o seu corpo dá para avisar que você está comendo muito açúcar


O açúcar é o ingrediente presente em muitos alimentos e bebidas consumidas diariamente. Massas, frutas, refrigerantes, tudo isso comporta porções de açúcar, por isso é tão difícil de reduzi-lo no cardápio.  

Se em doses moderadas o açúcar é minimamente aceitável em termos de saúde, o consumo excessivo pode acarretar em diversos problemas de saúde, não apenas o sobrepeso.

Sinais de excesso de açúcar no organismo

Flutuação constante de humor

O excesso de açúcar gera aumento na liberação de insulina e serotonina no corpo, hormônios associados a felicidade, seguido por uma queda brusca na produção de ambos. Isso acontece, especialmente, quando se consome o açúcar refinado e carboidrato simples, que metaboliza muito rápido. O resultado é que o humor varia rapidamente de um extremo bem-estar à sensação de tristeza.

Preguiça e falta de foco

Apesar de ser um ingrediente enérgico, o consumo exagerado de açúcar compromete a concentração. Além disso, já que pessoas que ingerem muito açúcar ignoram outros nutrientes, essa presença massiva da glicose gera cansaço e falta de disposição.


Falta de sono

O açúcar, associado à proteínas e carboidratos, dá muita energia, podendo comprometer uma boa noite de sono.

Doce não é mais doce

Os açúcares refinados são os que fazem mais mal à saúde e são justamente esses que são utilizados para criar os alimentos processados, como refrigerantes e bolachas. Comer esse tipo de açúcar em excesso vicia o paladar, fazendo com que os açúcares naturais e outros sabores mais suaves não sejam sentidos.

Pele ressecada

Como o açúcar absorve água do corpo, seu consumo em excesso pode causar um desequilíbrio entre os fluídos e desidratação, o que afeta diretamente a pele.


Aparecimento de cáries

Evitar doces pode trazer benefícios aos seus dentes, como é apontado pelos dentistas. Constantes cáries são um sinal claro de que você precisa dar uma maneirada no consumo de doces.

Envelhecimento precoce

Comer muito doce todos os dias pode causar danos às proteínas da sua pele e deixá-la com um aspecto de mal cuidada.

Muita sede

O açúcar, assim como o sal, causa sensação de desidratação se consumido em excesso. Devido à grande quantidade de açúcar na corrente sanguínea, seu corpo precisa de mais água para se equilibrar. Isso causa retenção de líquidos, efeito que ajuda na sensação de inchaço.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.