Publicidade

Sangue nas fezes é sinal de 6 doenças (pode ser até um tipo de DST)

O que você percebe ao ir ao banheiro? Reparar nas fezes é importante pois elas podem indicar questões de saúde. Encontrar sangue no cocô, por exemplo, pode ser uma condição normal do atrito entre as fezes e o canal anal, mas também pode sinalizar algumas doenças, por isso é importante ficar atento aos sinais.

Fissura anal

Mais comum em quem tem o intestino preso, a fissura é um machucado no canal anal. O tratamento, geralmente, é um remédio para diminuir a dor e uma pomada  para relaxar a musculatura do ânus.


Hemorróida

A doença hemorroidária é uma inflamação das veias que se localizam na parte final do intestino, as veias hemorroidais. Ela pode ser interna ou externa e provoca dor e sangramento.

Diverticulite

A diverticulite se instala quando os divertículos - pequenas saliências no intestino grosso - ficam inflamados ou infectados, podendo apresentar abscesso ou perfuração. Nesses casos, é maior o risco de os resíduos intestinais escaparem para a cavidade abdominal e provocarem uma complicação chamada peritonite.

Colite

A colite é uma doença inflamatória que atinge uma ou mais camadas do cólon, provocando disfunções. Qualquer alteração no funcionamento do intestino grosso que seja causada por inflamações pode ser considerada uma colite.

Câncer colorretal

Em alguns casos em que o sangramento é persistente é fundamental procurar um médico pois pode indicar o câncer colorretal, que é é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, isto é, no cólon ou em sua porção final, o reto.

Sífilis

A Sífilis é uma DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) causada pela bactéria Treponema pallidum que, na maior parte dos casos, é transmitida através do contato íntimo sem uso de preservativo. Os primeiros sintomas são feridas indolores no pênis, no ânus ou na vulva que, se não forem tratadas, desaparecem espontaneamente e retornam depois de semanas, meses a anos nas suas formas secundária ou terciária, que são mais graves. São essas feridinhas na região anal que podem causar o sangramento na hora de evacuar.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.