Publicidade

Sera que pílula anticoncepcional pode causar depressão em mulheres? Entenda!


Os efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais têm sido bastante expostos. Após casos graves de trombose, as mulheres vêm se preocupando cada vez mais com o consumo dos hormônios. Em meio às denúncias de consequências do uso do remédio, até mesmo afirmação de que ele seria um dos causadores de depressão tem surgido. O fato, no entanto, já foi descartado por pesquisadores.

Segundo pesquisa realizada na Universidade Estadual de Ohio, o uso de anticoncepcionais via oral ou injetável em nada se relaciona com o desenvolvimento da depressão. Uma das justificativas para demonstrar como não há relação entre a pílula e a doença está no fato de 37% das mulheres nos EUA fazerem uso do contraceptivo enquanto apenas 7% da população adulta do país sofre de depressão.

Para o autor principal da pesquisa, Dr. Brett Worly, é preciso que o resultado da pesquisa seja divulgado para mostrar às mulheres que elas estão fazendo uso de um medicamento seguro. O especialista culpa as redes sociais pela disseminação da notícia alarmante. Segundo ele, dados de pacientes isolados estão sendo usados como verdades absolutas.

No entanto, a depressão não é descartada como um possível efeito colateral da pílula. Para o especialista é importante ressaltar que mulheres com mais risco de transtornos psicológicos devem ser monitoradas mais de perto, como é o caso das adolescentes. Esse é o motivo pelo qual Dr. Worly prega a importância de uma boa comunicação entre paciente seja estreito.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.