Publicidade

Tudo o que você precisa saber sobre o Câncer de Próstata



Câncer de Próstata, o que é?

O câncer de próstata é um tumor que acomete principalmente homens acima de 50 anos. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, onde é produzido e armazenado grande parte do líquido seminal. Ela fica localizada abaixo da bexiga e envolve também a uretra. Idade avançada, histórico da doença em membros da família e hábitos alimentares inadequados são alguns dos fatores que podem colocar os homens em risco de desenvolver a doença.

Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer – o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Já no mundo, é o sexto tipo mais comum, totalizando 10% do total de cânceres.

Quais são os sintomas do Câncer de Próstata?

O senhor também deve conhecer os sintomas do câncer de próstata, vale lembrar que a maioria desses tumores além de crescerem lentamente, não apresentam sintomas. Trata-se de uma doença silenciosa e seus sintomas são muito parecidos com os sintomas de um tumor benigno da próstata.

O diagnóstico do câncer de próstata pode ser dado de duas formas: exame físico, que é o toque retal, e exame laboratorial, onde é medida a dosagem de PSA no sangue. Se houver alteração no tamanho da glândula ou o PSA estiver elevado, o paciente será submetido a uma biópsia que vai verificar a presença de um tumor e se ele é maligno. Os dois exames são importantes no diagnóstico uma vez que, em alguns casos, o PSA de um paciente com câncer de próstata pode está normal.

4 Dicas de como tratar o Câncer de Próstata

O tratamento adequado vai depender de cada caso. Fatores como idade do paciente, níveis de PSA, tipo histológico e tamanho do tumor. Sendo assim, o tratamento inclui:

  • Retirada total da glândula (prostatectomia radical);
  • Radioterapia;
  • Hormonoterapia; e
  • Uso de medicamentos;
Por depender de vários fatores, a escolha do tratamento mais adequado para o paciente deve ser individualizada e os riscos e benefícios devem ser discutidos entre médico e paciente.

Como prevenir o Câncer de Próstata

O Câncer de Próstata é o câncer mais comum nos homens, ao lado do câncer de pulmão, é o que mais provoca morte em todo mundo. Felizmente com diagnóstico precoce e com exames preventivos, o índice de cura para este tipo de doença têm aumentado.

Com a evolução da medicina, principalmente pela análise de estudos científicos, foi possível concluir que a associação de determinados medicamentos, diminui a incidência deste tipo de câncer em homens.

Em outras palavras, o uso destes remédios, previne o câncer em muitos pacientes.

Naturalmente que hábitos de vida saudáveis, alimentação balanceada e sem agrotóxicos (produtos orgânicos), assim como evitar agentes nocivos como o tabaco, ajudam bastante. O grande problema destes medicamentos é o aparecimento de efeitos colaterais quando usados continuamente.

O spray sublingual contém medicamentos em doses menores do que os comprimidos e por serem absorvidos de maneira mais eficiente, funcionam melhor.

Com essa abordagem, via spray sublingual, os pacientes não relatam efeitos adversos e podem se prevenir das doenças da próstata, principalmente contra o câncer.

Fonte



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.