Publicidade

Você sabe qual é a idade ideal para ter filhos?


Por muito tempo achou-se que apenas as mulheres precisavam se preocupar com a idade ideal para ter filhos, mas isso mudou! Pesquisas recentes demonstram que se o homem esperar muito tempo para ser pai, poderá ter dificuldade de engravidar a mulher.

Afinal, qual é a idade certa para ter filhos?

Um estudo (em inglês) publicado na revista inglesa “Human Reproduction”, que foi feito por pesquisadores da Universidade de Bristol e da Universidade de Brunel, na Inglaterra, comprovou que o famoso relógio biológico também age para os homens. Quanto mais velho o homem fica, menor a chance de ele conseguir engravidar a parceira.

A pesquisa completa é muito ampla e visa avaliar o que pode interferir diretamente no desenvolvimento da criança. Foram acompanhados 8500 casais que estavam tentando engravidar e as descobertas foram grandes. De acordo com o resultado, para um jovem de até 24 anos que está tentando engravidar a sua parceira durante um ano, a chance dele não conseguir é apenas 8%. Já para um homem de 35 anos a chance de não conseguir ser pai ao tentar durante 12 meses cresce para 15%.

Se formos comparar esses dados com o das mulheres os homens ainda têm certa vantagem, pois quando elas têm 35 anos ou mais a chance de ficar grávida cai para 60% se comparada às suas chances quando ela tinha 25 de idade. “Sempre se suspeitou que a fertilidade masculina diminuía com a idade, mas até agora nenhum estudo havia comprovado isso”, declarou um dos coordenadores do estudo, o médico Christopher Ford, do St. Michael’s Hospital de Bristol. “Os dados mostraram que os homens também começam a ter problemas depois dos 30,” completou o especialista.


A Fertilidade do homem diminui com a idade?

Além de revelar que os homens também sofrem alterações com a idade que torna mais difícil o sonho de ser pai, o estudo conclui que as chances dele ter um bebê reduzem em 3% a cada ano. A mesma pesquisa mostrou que se uma mulher tiver um parceiro mais velho 5 anos ou mais do que ela, terá mais dificuldade de ficar grávida. Por exemplo, se a mulher tiver 22 anos e o homem 32, as chances de ela conseguir ter um bebê são menores do que se ela com seus 22 anos tivesse um parceiro com a mesma idade dela.

Cigarro, álcool, estresse entre outros problemas também podem dificultar o homem a ter um filho e precisam ser levados em conta. O importante é lembrar que o homem que quer ter um bebê, além dos problemas de saúde, precisa também se preocupar com a idade. Com os dados obtidos pode-se notar que, de uma maneira geral, se ele tiver menos de 35 anos terá mais chance de conseguir engravidar a parceira e ter o filho tão esperado.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.