Publicidade

Você sabia que Ignorar ou reprimir emoções pode fazer mal, aumentando risco de 10 doenças?


A relação como nosso corpo responde aos sentimentos pode ser percebida diariamente. No entanto, agora uma ciência pesquisa como as emoções negativas são capazes de gerar doenças. Segundo a psiconeuroimunologia, estresse, medo e até raiva podem desencadear sérios problemas de saúde e serem responsáveis por 10 doenças, sendo as principais: depressão, ansiedade, problemas de tireoide, obesidade e esclerose.

Em entrevista ao portal VIX, o neuropsiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática, Wimer Bottura Junior, afirma que ainda é difícil provar as relações dos sentimentos com as doenças, mas algumas pesquisas já apontam evidências.

Além disso, não só perigos reais são capazes de auxiliar na alteração do estado de saúde, mas também sentimentos irreais como medos, sensações de perda e estresse.

As alterações em nosso organismo se devem à produção de certas substâncias que podem ser nocivas a nossa saúde como, adrenalina e cortisol, que desregulam os neurotransmissores e têm potencial alérgico e inflamatório.

Sendo assim, além das doenças já citadas, as emoções podem auxiliar no surgimento de enfermidades como câncer, infarte, Acidente Vascular Cerebral (AVC), dismorfia corporal e fobias.

No entanto, é válido lembrar que qualquer disfunção na saúde é multifatorial, ou seja, é ocasionada por uma confluência de fatores que podem ser: emocionais, genéticos, alimentares, comportamentais, entre outros.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.