Publicidade

Saiba quais são as principais causas da hemorroida

As hemorroidas surgem quando ocorre um aumento da pressão nos vasos sanguíneos em torno do ânus, o que faz com que as veias dilatem e fiquem inchadas e inflamadas, o que leva à dor, sangramento e coceira, por exemplo.

Geralmente, este problema acontece quando a pessoa faz muito esforço para evacuar ou devido à prisão de ventre que torna as fezes mais duras e difíceis de sair. No entanto, outras causas de hemorroidas incluem:

  1. Diarreia crônica - A diarreia crônica é caracterizada pelo número aumentado de evacuações durante o dia ou pela consistência das fezes mais mole que o normal que duram mais que 4 semanas. A diarreia crônica pode favorecer à ocorrência de hemorragias, pois causa desconforto e irritação da mucosa anal, favorecendo a dilatação das veias.
  2. Obesidade - As hemorroidas muitas vezes são consequência do peso excessivo. Os hábitos da pessoa acima do peso normalmente levam à diminuição dos movimentos intestinais, causando prisão de ventre e, consequentemente, dificuldade em evacuar.
  3. Não evacuar quando se sente vontade - A falta de evacuação pode deixar as fezes mais ressecadas e duras, causando desconforto abdominal e, consequentemente, dificuldade para evacuar, sendo caracterizada a prisão de ventre.
  4. Ficar muito tempo sentado no vaso sanitário - Não é o fato de ficar muito tempo sentado no vaso sanitário que leva ao aparecimento das hemorroidas, mas sim as características da pessoa. Normalmente quem permanece muito tempo sentado no vaso sanitário precisa fazer mais esforço para evacuar, favorecendo o aparecimento das hemorroidas.
  5. Levantar objetos pesados regularmente - Levantar muito peso na academia de ginástica, por exemplo, pode levar a um aumento significativo na pressão das veias da região anal, podendo levar ao agravamento das hemorroidas, por exemplo.
  6. Gravidez - É normal ter hemorroidas na gravidez e normalmente surgem devido ao aumento do peso corporal, aumento da pressão exercida sobre a região pélvica e prisão de ventre, que são alterações fisiológicas muito comuns durante a gestação.
  7. Alimentação pobre em fibras - As fibras são importantes para o bom funcionamento do organismo, são responsáveis por regular o intestino. Assim, uma alimentação pobre em fibras pode levar à diminuição dos movimentos intestinais e a fezes ressecadas e endurecidas, o que resulta em dor ao evacuar.
  8. Contato íntimo anal - O contato íntimo anal não leva à ocorrência de hemorroidas, mas favorece seu surgimento principalmente em pessoas que têm histórico de constipação. Isso porque o ânus não é completamente preparado para ser distendido, o que pode levar ao surgimento de microfissuras.
As hemorroidas apesar de poderem surgir em qualquer idade, são mais frequentes a partir dos 45 anos de idade, porque os tecidos que suportam as veias do reto e ânus enfraquecem e esticam com o envelhecimento.

As hemorroidas causam sintomas como dor intensa ao evacuar, dor no ânus ao sentar e presença de sangue no vaso sanitário ou no papel após evacuar.

Como tratar as hemorroidas

O tratamento das hemorroidas pode ser feito com remédios analgésicos e anti-inflamatórios, assim como pomadas para hemorroidas como Proctyl, por exemplo, prescritas pelo médico proctologista.

No entanto, algumas medidas caseiras podem ajudar como banhos de assento com água morna, evacuar sempre que sentir vontade e ter uma alimentação rica em fibras.

As hemorroidas podem ser tratadas e não duram para sempre, mas uma pessoa que já teve hemorroida tem maiores chances de desenvolver outra vez.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.