Publicidade

Conheça 2 erros que você comete na hora de fazer camarão

O camarão é um fruto do mar delicioso que está presente em várias receitas brasileiras, como bobó de camarão, camarão com catupiri, macarrão com camarão, risoto de camarão e empadão de camarão. Mas ele pode ser bem chatinho de preparar, né? São necessários alguns cuidados para deixá-lo macio e delicioso. Para ajudar vocês, nós vamos contar quais são os 2 erros que você comete na hora de fazer camarão. Confira!


Limpar errado (ou não limpar)

Limpar o camarão pode ser trabalhoso, mas é muito necessário. Ele possui duas finas tripas, em baixo e em cima. Muita gente acha que só precisa limpar uma delas, mas é necessário limpar as duas. Na parte de cima é onde ficam as ovas e os restos de fezes.

A gente entende que não é um trabalho muito agradável e, vamos combinar, é chato e demorado para quem não tem prática. Para limpá-lo, você pode usar uma tesourinha, um palito de dente ou uma faca pequena. Depois, na hora de lavar o camarão, basta passar por água corrente.

Vale a dica: em alguns lugares, como peixarias e feiras, eles cobram um valor extra para limpar o camarão. Assim você não precisa ter todo esse trabalho!

Cozimento

Assim como a lula e o polvo, o camarão não pode cozinhar por muito tempo porque ele pode ficar borrachudo. Para isso, encha uma panela com água e leve para ferver. Assim que levantar fervura, coloque os camarões e cozinhe por 1 a 2 minutos. Depois desligue o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar no calor da água por mais 8 minutos. Você perceberá que eles ficarão rosados.

No caso do camarão grelhado, ele precisa estar bem sequinho. Se for preciso, seque com papel-toalha. O excesso de água impede que ele doure rapidamente. Coloque-o na frigideira com algum tipo de gordura (óleo, azeite, manteiga) e deixe grelhar por 2 minutos de cada lado.
Publicidade

Além disso, se o camarão não estiver fresco, deixe que ele descongele naturalmente. Se estiver na geladeira, retire pelo menos 20 minutos antes de começar a cozinhar, para que ele possa voltar à temperatura ambiente. Isso também faz com que ele tenha um cozimento melhor!



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.