Publicidade

Um simples truque com abacaxi pode ser grande aliado do emagrecimento: aprenda

Na hora de queimar as calorias extras, toda ajuda é bem-vinda. Por isso, fazer do abacaxi um aliado pode ser de grande valia para quem deseja emagrecer. E mais, fazer uma bebida deliciosa e cheia de nutrientes com a fruta potencializa ainda mais seus benefícios.

Trata-se da água de abacaxi que, conforme explica a nutricionista do Centro Terapêutico Máximo Ravenna Priscilla Kury, pode ser uma simples estratégia que, agregada a uma rotina saudável, traz diversos benefícios ao organismo.

Por que emagrece?

Imagem: Vix

Ao colocar pedaços de abacaxi em contato com a água, vitaminas hidrossolúveis (que se ligam a moléculas de água) acabam saindo da fruta e passando para o meio aquoso. Sendo assim, a água de abacaxi se torna um líquido rico em antioxidantes (previnem o envelhecimento precoce e ajudam a evitar doenças), como vitaminas C, A e do complexo B.

Além de ser rica em vitaminas, a fruta tem gosto doce, o que acaba deixando a água bem saborosa e, dessa forma, pode ser uma estratégia com pouquíssima calorias para driblar a vontade de doces, ajudando, assim, o emagrecimento.

A fruta nativa da América do Sul ainda é extremamente rica em fibras, que ajudam a manter a saciedade por mais tempo, vitamina C, betacaroteno, vitaminas do complexo B e minerais (cálcio, manganês, ferro etc).

As fibras da fruta, inclusive, são solúveis, o que faz desse alimento uma ferramenta para controlar o nível de colesterol no sangue. Mas, além disso, alimentos ricos em fibras, como o abacaxi, favorecem a saúde intestinal e, assim, facilitam a perda de medidas no longo prazo pelo bom funcionamento do órgão.

As fibras solúveis são aquelas que, em contato com a água, se transformam em um gel. E é essa mistura no estômago que consegue envolver partículas de gordura e açúcar, eliminando-as junto com as fezes, controlando o colesterol e o diabetes.

Água de abacaxi

"Além do sabor agradável, beber a água de abacaxi também pode aumentar o volume e frequência diária de hidratação, fator que contribui bastante para a manutenção do peso baixo", afirma a especialista.

Isso principalmente em pessoas com dificuldade de ingestão de líquido, já que, ao aumentar a ingestão hídrica diária, se favorece o processo natural de destoxificação do organismo.

A água de abacaxi não é somente uma fonte de hidratação, mas também é uma ótima fonte de vitaminas e minerais.

Como fazer e como consumir?

A água de abacaxi nada mais é do que uma água aromatizada com a fruta. Isto é, basta colocar pedaços da fruta descascada em um recipiente com água e, após alguns minutos, algumas funções serão agregadas ao líquido.

"Há ainda opções que podem conferir um caráter termogênico à bebida, caso do uso de temperos naturais como a canela em pau e o gengibre", diz Priscilla.

Para o consumo da bebida, não há contraindicações. "A recomendação é consumir cerca de 300 a 500 ml da água de abacaxi por dia", conta a nutricionista, que reforça a importância da associação de ingestão mínima de 2 litros de água pura por dia. 



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.