Publicidade

Conheça 4 fatores que podem indicar que você entrará na menopausa precocemente

A maioria das mulheres experimenta a chegada da menopausa por volta dos 50 anos de idade, mas, se a última menstruação acontecer entre os 40 e 44 anos, a menopausa é considerada precoce.

De acordo com o ginecologista Edvaldo Cavalcante, existem 4 fatores que podem indicar que a mulher entrará na menopausa antes do tempo. Saiba quais são:

Fatores de risco da menopausa precoce



Primeira menstruação antes dos 11 anos: uma das causas naturais da menopausa antes do tempo é a idade precoce da menarca, ou seja, da primeira menstruação. Meninas que começaram a menstruar aos 11 anos ou menos têm risco 1,32 vez maior de entrar na menopausa precoce.

Não ter filhos: mulheres com menarca precoce e que não tiveram filhos apresentaram 2 vezes mais chances de entrar na menopausa antes dos 45 anos em comparação com as mulheres que menstruaram pela primeira vez aos 12 anos ou mais, e tiveram dois ou mais filhos.

Peso abaixo do normal: mulheres abaixo do peso em qualquer idade apresentam um risco 30% maior de entrar na menopausa antes dos 45 quando comparadas a mulheres com peso normal.

Tabagismo: vários estudos já relacionaram o cigarro à menopausa precoce. Um estudo publicado Journal of Preventive Medicine and Public Health mostrou que fumar aumenta em até 1,4 vezes o risco de entrar na menopausa antes do tempo.

O ginecologista explica que os sintomas da menopausa precoce são os mesmos da menopausa que ocorre dentro da idade esperada, ou seja, irregularidades no ciclo menstrual, ondas de calor, secura vaginal, mudanças no humor, diminuição da libido, entre outros.  



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.