Publicidade

Fígado intoxicado causa dor de cabeça, enjoo e inchaço: este chá é desintoxicante

Uma dieta rica em alimentos gordurosos e açúcar, uso abusivo de determinados medicamentos e consumo excessivo de bebidas alcoólicas são alguns dos principais fatores que podem provocar uma intoxicação no fígado, órgão que tem importante papel na eliminação de substâncias nocivas da corrente sanguínea.

Além de dor de cabeça, inchaço e enjoo, outros sintomas comuns de fígado intoxicado são: dor na região superior da barriga, tontura, cansaço, urina escura, fezes amareladas, perda de apetite, coceiras pelo corpo e, em casos mais graves, olhos e pele de cor amarelada.


Conheça o chá para desintoxicar o fígado

Normalmente, apenas ajustes na alimentação já são suficientes para combater o problema. O consumo de chá desintoxicante, por exemplo, pode ser excelente aliado no processo de “faxina” no fígado. Confira uma receita de infusão, indicada pela fitoterapeuta e naturóloga Ana Arruda:

Para fazer o chá desintoxicante você vai precisar de carqueja, alcachofra e dente-de-leão. O modo de preparo certo é por infusão, ou seja, o ingrediente é adicionado por 5 minutos após a água ferver.

Divida 1 litro de água em 3 panelas e, após levantar fervura, desligue o fogo. Acrescente cada ingrediente em uma panela separada e deixe em infusão. Quando as bebidas estiverem prontas, junte-as na mesma jarra.

O ideal é consumir o chá logo depois de pronto, pois, de acordo com a especialista, o efeito terapêutico da bebida se perde ao longo das horas pela oxidação dos componentes ativos.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.