Publicidade

Conheça o jeito certo de preparar a batata doce para ela te afastar da DIABETES naturalmente

A batata-doce é um dos alimentos tradicionais da época de festas juninas, mas de uns tempos para cá ela acabou se tornando famosa dentro da culinária por cair no gosto de atletas e pessoas que gostam de malhar e cultivar um corpo definido.

Mas além de seu potencial calórico positivo para treinos e sua conotação cultural, a batata-doce ainda pode ajudar a prevenir e até controlar a diabetes tipo 2. Contudo existe um macete certo para isso.

Batata-doce contra a diabetes

A batata-doce é uma das melhores fontes de carboidratos e faz parte do grupo de alimentos que possuem baixo índice glicêmico, assim como o grão de bico e o farelo de aveia, por exemplo. O tubérculo ainda possui a vantagem de liberar energia aos poucos.


É justamente a qualidade de liberar "doses" de energia que faz da batata doce um aliado na prevenção da diabetes tipo 2. Isso porque a doença influencia diretamente na velocidade da digestão e nos níveis de glicose que a comida vai jogar no sangue. Como o alimento libera energia aos poucos, também acaba provocando uma resposta glicêmica gradual. Ou seja, consumir batata-doce faz com que a entrada de açúcar no organismo seja feita gradualmente, o que cessa grandes picos de insulina.

Melhor modo de preparar a batata-doce

No entanto, é necessário ter cuidado na hora do preparo da batata-doce. Caso o cozimento seja muito grande a barreira da parede celular do alimento é esfacelada, o que acaba por destruir todas as fibras. Isso faz com que o índice glicêmico aumente e, por consequência, a raiz perca sua propriedade de prevenção da diabetes.

O ideal é que a batata-doce não seja frita, mas assada ou cozida com a casca – que é uma ótima fonte de fibras do alimento. Fritá-la em óleo aumenta três vezes o potencial calórico. Já prepará-la com pouco azeite faz com que suas propriedades antioxidantes sejam elevadas, o que torna o consumo da raiz ótimo para a proteção celular.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.