Publicidade

Panturrilha evita problemas no coração. Saiba a sua importância.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo e seus sintomas podem ser os mais diversos e sutis possíveis. Apesar da gravidade, muitos problemas cardíacos podem ser evitados com mudanças de hábitos, tanto na alimentação quanto com exercícios físicos.

A panturrilha é conhecida como o nosso segundo coração e, não à toa, para ter uma saúde cardiovascular equilibrada, é preciso olhar com cuidado para essa parte do corpo. Manter um bom condicionamento físico é uma passo importante para cuidar das panturrilhas e evitar varizes - veias nas quais o sangue não consegue circular por causa de coágulos internos.

Um estudo recente feito por três grandes universidades nos Estados Unidos demonstrou que ficar muito tempo parado aumenta 75% as chances de ter obstruções venosas e problemas cardíacos. Por isso é essencial para a saúde do seu coração exercitar-se, principalmente a panturrilha.

Exercícios para a panturrilha




Pedaladas no ar

Consiste em fazer uma simulação de que se está pedalando em uma bicicleta no ar. Você pode fazê-lo em sua cama ou em uma esteira de Yoga. Pedale umas 30 vezes e repita o quanto quiser, com um descanso entre cada sessão.

Bicicleta

Andar de bicicleta é um exercício excelente para todo o corpo, mas especialmente para as pernas. Tente incluir o uso da bicicleta em sua rotina diária, seja sair todos os dias para o parque ou fazer as compras de bicicleta.

Flexões calcanhar-ponta

É uma atividade física excelente para a circulação. Se você sofre com câimbras pode fazê-lo todas as noites antes de ir dormir ou pela manhã depois de se levantar. É recomendável que ela seja feita sentado. Apoie os calcanhares no chão e levante a ponta dos pés. Em seguida abaixe a ponta dos pés e suba os calcanhares e repita 20 ou 30 vezes.

Flexões dos dedos dos pés

Este exercício é muito indicado para melhorar o retorno venoso, além de ajudar a tonificar os músculos das panturrilhas. Deite-se na sua cama ou no chão sobre uma almofada e estique as pernas. Em seguida flexione os dedos dos pés para a frente e para trás e repita umas 20 vezes em cada perna.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.