Publicidade

Usar anticoncepcional atrapalha os seus resultados na academia.

Métodos contraceptivos à base de hormônios sintéticos, como no caso da pílula anticoncepcional, podem trazer impacto no processo de emagrecimento. Mesmo em mulheres que levam uma vida saudável, com alimentação balanceada e que praticam exercícios físicos regularmente.

Isso acontece porque estes hormônios fabricados em laboratório favorecem o acúmulo de gordura no corpo e impedem o ganho de massa muscular. Apesar de evitar uma gravidez indesejada, o anticoncepcional interfere negativamente na vida de quem deseja perder peso.

Anticoncepcional atrapalha emagrecimento



Tanto a pílula quanto o anel vaginal, injeção ou adesivo contém hormônios sintéticos, que parecem com aqueles produzidos pelo corpo da mulher: o estradiol e a progesterona.

Ao ingerir esses hormônios sintéticos nos anticoncepcionais, o organismo deduz que não é mais preciso fornecer os hormônios naturais, como a progesterona e a testosterona. Como resultado, caem os níveis destes hormônios, que entre outras funções, também são responsáveis pelo crescimento de massa muscular.

Hormônio sintético interfere nas atividades físicas

Este descontrole hormonal no corpo, causado pelos anticoncepcionais, pode trazer efeitos colaterais indesejados no processo de emagrecimento, como aumento de peso, retenção de líquido, inchaços e até mesmo o aumento da celulite.

Quando um contraceptivo hormonal é utilizado, há diminuição na produção de testosterona, que é necessária para a hipertrofia muscular. É este hormônio que estimula a síntese de proteínas no músculo, favorecendo o ganho de massa magra.

Esta massa magra é essencial para perder peso, já que o organismo gasta mais energia para sua manutenção, aumentando o metabolismo e quebra de gordura. Com os níveis baixos de testosterona, exercícios físicos para emagrecer e fortalecer os músculos não promovem o efeito desejado.

E ainda existe a questão do ganho de gordura, que é favorecida dentro desta falta de equilíbrio hormonal. Isso porque os contraceptivos hormonais conseguem ampliar os níveis de cortisol: conhecido como hormônio do estresse, contribui para o acúmulo de gordura no corpo.

Anticoncepcional engorda?



Os hormônios sintéticos que integram os anticoncepcionais contribuem sim para o aumento da gordura no corpo, retenção de líquidos e dificuldade para perder peso. A velha lenda de que os anticoncepcionais engordam tem um fundo de verdade.

Há quem defenda o abandono dos anticoncepcionais a base destes hormônios e existem, também, aqueles que defendem o uso. Não há como negar que, para muitas mulheres, métodos contraceptivos hormonais são a melhor opção.

Na dúvida, somente um o médico ginecologista pode fazer uma avaliação mais detalhada e indicar qual o melhor anticoncepcional para evitar a gravidez indesejada e que não contribua significativamente com aumento do peso.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.