Publicidade

Você sabia que a ANSIEDADE pode atrapalhar e até impedir a mulher de engravidar?

Engravidar é um sonho tão grande para algumas mulheres que, quando chega a hora de tentar, a ansiedade e o nervosismo acabam tomando conta. O que muita gente não sabe é que esses sentimentos podem atrapalhar a concepção e fazer com que a gestação demore mais para acontecer.

Ansiedade atrapalha na hora de engravidar



A ansiedade causa um desequilíbrio emocional no corpo da mulher que pode impactar os hormônios e, desta forma, causar várias irregularidades nos ciclos menstruais e no ritmo da ovulação.

Conforme explica a ginecologista Alessandra Bedin, a parte do cérebro que responsável por regular nossas emoções e sono também exerce um controle direto sobre o sistema endócrino, regulando nossos hormônios.

"Com variações emocionais como ansiedade ou estresse, o hipotálamo pode ficar alterado. Desta forma, ele mexe com outra glândula, a hipófise, que também é responsável pelo sistema endócrino. Essa alteração pode atrapalhar o funcionamento do ovário, fazendo com que a mulher não ovule ou ovule com ciclos irregulares", explicou.

A hipófise fica localizada na base do cérebro, atrás do nariz e no meio da cabeça, e interfere na produção de inúmeros hormônios, tais como o do crescimento, a prolactina (que estimula a amamentação), os ovarianos, testiculares, suprarrenais e tireoidianos.

Outra possível alteração hormonal gerada pela ansiedade é, segundo a ginecologista Maria Fernanda Sanchez, o aumento na produção do hormônio epinefrina - a famosa adrenalina. "Ele acaba deixando o corpo da grávida mais tenso e dificulta o processo de fecundação, pois atrapalha a locomoção dos espermatozoides", diz.

De acordo com Alessandra Bedin, o descontrole emocional ainda reflete no ambiente vaginal, que se torna mais ácido. “Isso dificulta que os espermatozoides consigam fecundar o óvulo."

Atrapalha fertilidade do homem

O corpo masculino também pode sofrer com o quadro. “A ansiedade pode causar problemas de desequilíbrio hormonal, que impactam na fertilidade do homem, concentração de espermatozoides e até falta de libido”, revela Alessandra.

Maria Fernanda Sanchez acrescenta que o estresse pode causar até infertilidade no homem. "Esta glândula é a grande responsável pela produção de testosterona [principal hormônio sexual masculino] e do sistema endócrino masculino", conta.

Dicas para diminuir ansiedade e engravidar.

Descontrole emocional, pensamentos negativos, preocupação excessiva e até sensação de falta de ar são alguns indicativos de que a ansiedade e a pressão estão altas demais.


No entanto, é importante lembrar que um casal saudável pode demorar até um ano para engravidar. Portanto, não é preciso se preocupar antes desse período. A principal medida, é claro, é conversar com um médico para receber orientações e investigar se o casal está apto para gerar um bebê. Sobre o controle da ansiedade, algumas medidas que ajudam são:
  • Distraia-se: buscar uma atividade para ocupar a mente pode ser uma ótima opção para evitar ficar obcecado pelo tema.
  • Evite contar que está tentando engravidar: quanto mais gente souber, mais perguntas você terá de responder, e isso faz com que a pressão fique cada vez maior.
  • Faça exercícios físicos: a atividade física irá ajudar na produção de serotonina, que é um dos hormônios responsáveis pelo prazer, sendo o antídoto do estresse.
  • Siga uma dieta equilibrada: é importante manter uma alimentação saudável e sem muitas restrições durante este período para garantir o ótimo funcionamento do organismo. Para isso, o indicado é que procure um especialista.
  • Consulte seu médico: sempre converse com o seu médico sobre todas as dificuldades, preocupações e desejos. Além disso, mantenha os exames ginecológicos em dia para certificar-se de que sua saúde íntima está correta.




Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.