Publicidade

Saiba como evitar a terrível enxaqueca pré-menstrual. Dicas da Ginecologista!


Bastante comum, mas nem sempre corretamente diagnosticada e tratada, a enxaqueca catamenial (ou enxaqueca da menstruação) normalmente começa cerca de 2 dias antes e pode durar até 2 dias depois do início do período menstrual. Dor de cabeça, náuseas, alterações de humor, mal-estar e intolerância à luz estão entre os sintomas da condição;

Em seu perfil no Instagram, a ginecologista Luciana Deister explica que a enxaqueca catamenial ocorre, basicamente, pela oscilação de hormônios durante o ciclo: o estrógeno e a progesterona estão elevados até bem próximo ao início do ciclo e, assim que a menstruação chega, seus níveis descem.

A redução do estrógeno resulta na redução da serotonina (hormônio do bem-estar) que, por sua vez, aumenta a concentração de uma substância que promove vasodilatação e, consequentemente, a enxaqueca.

Como combater a enxaqueca antes da menstruação


A médica afirma que o tratamento da enxaqueca da menstruação pode variar muito de mulher para mulher e da resposta de cada uma às estratégias adotadas. Muitas vezes é necessário que a mulher troque a pílula anticoncepcional, diz a profissional.

Outra opção interessante para combater a enxaqueca catamenial, de acordo com a ginecologista, é a suplementação com 5-HTP, um medicamento aminoácido natural, durante o período pré-menstrual para modular os níveis de serotonina.

Por fim, a mulher que sofre de enxaqueca antes da menstruação pode realizar mudanças na alimentação com acompanhamento nutricional, incluindo no cardápio comidas ricas em triptofano, que funciona como precursor da serotonina.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.