5 remédios caseiros para Diabetes

Um bom remédio caseiro para diabetes é o consumo diário da farinha da casca do maracujá, linhaça ou aveia, e tomar chás com ação sobre a glicemia, como os de feno-grego e bardana, além do extrato de alho, pois estas plantas medicinais ajudam a controlar a quantidade de açúcar no sangue.

Desta forma, estes remédios caseiros são uma excelente forma de complementar o tratamento recomendado pelo médico, devendo fazer parte de uma dieta equilibrada e com poucos carboidratos. Saiba como fazer uma dieta para controlar a diabetes.

1. Farinha de maracujá


Um bom remédio caseiro para diabetes com maracujá consiste em consumir diariamente a farinha da casca do maracujá porque ela é rica em pectina, um tipo de fibra solúvel que atua na redução da absorção da glicose no sangue, sendo muito útil no tratamento da diabetes.

Ingredientes
  • 1 maracujá
Modo de preparo
Abrir o maracujá, tirar o suco e as sementes, deixando somente as cascas e levar as cascas ao forno, até que fiquem bem secas. Com o auxílio de uma faca, retirar a parte de fora da casca e bater a parte branca no liquidificador até formar pó. Guardar o pó da casca do maracujá num recipiente seco e limpo, tampado, longe da luz. Consumir 2 colheres por dia, em líquidos ou junto às refeições.

2. Usar aveia ou linhaça moída


Adicionar 1 colher de sopa de aveia integral ou de linhaça moída em todas as refeições também é uma excelente forma de controlar o açúcar no sangue. Basta adicionar a aveia integral ou a linhaça moída na sopa, no iogurte, na salada de fruta, no feijão ou dentro do pão com queijo na chapa, por exemplo.

Dessa forma o açúcar presente nos alimentos chega às células de forma mais branda, evitando os picos de glicemia. Isso ainda ajuda a emagrecer e a soltar o intestino porque a aveia integral é rica em fibras.

3. Chá de feno-grego


O feno-grego (Trigonella foenum-graecum) tem demostrado ser capaz de baixar o açúcar do sangue porque contém compostos como a 4-hidroxi isoleucina, trigonelina, galactomanano e trigonosídeos, que ajudam na regulação da glicemia.

Ingredientes
  • 1 xícara de água
  • 2 colheres (de chá) de feno-grego
Modo de uso
Colocar a água e as folhas numa xícara e deixar em repouso por 3 horas, em seguida ferver os ingredientes, coar e beber enquanto estiver morno, 3 vezes ao dia.

4. Extrato de alho

Tomar o extrato de alho, cientificamente chamado Allium sativum, é um bom tratamento natural para controlar a diabetes. O extrato de alho reduz o colesterol total e o LDL e apresenta benefícios no controle da glicemia, e por isso é recomendado tomar de 200 e 400 mg kg de peso corporal, como forma de complemento à alimentação e a toma dos antidiabéticos orais.

5. Chá de bardana


O chá de bardana (Arctium lappa) também tem efeito hipoglicemiante, sendo útil no controle da diabetes tipo 2.

Ingredientes
  • 1 litro de água
  • 20 g de folhas secas de bardana
Como fazer
Ferver 1 litro de água e acrescentar 1 colher (de sopa) de folhas de bardana picadas. Depois, tampar e deixar repousar por 10 minutos ou até amornar. Por fim, deve-se coar a mistura e beber aos poucos ao longo do dia.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.