Publicidade

Como tratar a tosse seca em casa (Tomando cuidados pessoais)

A tosse é uma maneira de o corpo expelir fleuma ou muco, mas a tosse seca é aquela que não produz nenhuma secreção. Este tipo de tosse pode ser irritante; no entanto, existem vários remédios naturais que podem ajudar a tratá-la.


Bebendo muita água.

Manter-se hidratado é fundamental para a boa saúde e pode ser ainda mais importante quando se está doente. A água também ajuda a aliviar a tosse seca, pois umedece a garganta. Procure beber oito copos de 250 ml (2 litros) de água por dia para manter a hidratação.
  • Bebidas quentes também contribuem com a hidratação. Beba chás, caldos e sopas claras para aliviar a tosse e se hidratar.

Descanse bastante.

O descanso também fortalecerá o corpo conforme você se recupera. Procure sempre dormir pelo menos oito horas todas as noites. Se você estiver resfriado ou com outra doença contagiosa, talvez também seja necessário tirar um dia de folga do trabalho para descansar e se recuperar.

Coma alimentos nutritivos.

Uma nutrição adequada também é fundamental para se recuperar de uma doença, de modo que se deve sempre comer alimentos saudáveis. Evite comer besteiras; em vez disso, prefira um nutrição rica em frutas, legumes, cereais integrais, produtos lácteos desnatados e proteína magra.
  • Experimente comer canja de galinha em uma de suas refeições diárias. Ela é um remédio caseiro tradicional que contribui para reduzir a inflamação e diluir o muco.

Tente parar de fumar.

Muitas vezes, a tosse seca ou seu agravamento podem estar ligados ao hábito de fumar. Se você fuma, faça o que puder para parar. Fale com seu médico sobre medicamentos e programas de tratamento antitabagismo que podem ajudá-lo a parar.
  • Depois que conseguir parar de fumar, talvez você também tenha uma tosse seca. No entanto, isso indica que seu corpo está tentando se curar, e ele deve melhorar com o tempo.

Chupe pastilhas para aliviar a tosse seca. 

Elas aumentam a produção de saliva e ajudam a umedecer a garganta. Além disso, outros ingredientes contidos nelas também podem ajudar a suprimir a tosse.


Consulte um médico caso a tosse seja persistente ou grave.
Em muitas situações, uma tosse seca desaparecerá dentro de uma ou duas semanas. Se a sua não melhorar, ou se ela piorar, vá ao médico. Além disso, procure um médico imediatamente se observar os seguintes sintomas:
  • Uma fleuma espessa ou amarelo-esverdeada;
  • Respiração asmática;
  • Um som de assovio no começo ou no fim da respiração;
  • Dificuldade para respirar ou falta de ar;
  • Uma febre com mais de 38 °C;
  • Sangue em qualquer fleuma ou muco na hora da tosse;
  • Inchaço abdominal;
  • Surgimento repentino de tosse violenta.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.