Estes 5 alimentos vão aumentam a saúde dos seus olhos

Provavelmente alguma vez alguém já te disse que se quiser olhos saudáveis, você precisa comer cenouras.

E, embora o velho ditado contenha alguma verdade, porque o beta caroteno nas cenouras é convertido em vitamina A – uma vitamina necessária para a saúde óptima dos olhos – existem outros alimentos, que talvez sejam até melhores. Seguem alguns desses alimentos:


1. Espinafre

Espinafre, bem como outras verduras de folhas verde-escuras, contém dois antioxidantes armazenados na mácula, que é a parte da retina que protege os olhos da luz prejudicial. Esses antioxidantes são a luteína e a zeaxantina. Luteína é um pigmento amarelo escuro encontrado nas folhas das plantas, e zeaxantina um carotenoide encontrado na retina dos olhos e em muitas plantas como o espinafre.

E, visto que os olhos têm uma taxa metabólica especialmente alta –  eles usam muita energia – existe uma necessidade adicional de protecção antioxidante.


2. Pimentos Vermelho

Pimentos vermelhos não são apenas um legume para fazer sua garganta arder, nariz escorrer e olhos lacrimejarem (embora o lacrimejamento dos olhos pode ser, na verdade, bom). Pimentões vermelhos contêm vitamina C, que é uma vitamina hidrossolúvel e um antioxidante poderoso.

E, além de ajudar a evitar o resfriado, a vitamina C ajuda o corpo a formar e manter tecido conjuntivo, incluindo colágeno que é encontrado na córnea do olho. A vitamina C também ajuda a manter seus vasos sanguíneos saudáveis, incluindo os capilares delicados na retina. 


3. Amêndoas

Se você olhar para qualquer lista de alimentos saudáveis, provavelmente encontrará amêndoas e outras nozes. Isso porque elas são cheias de ácidos graxos ômega-3, proteína, potássio, carboidratos, fibra, cálcio, ferro, magnésio e suas vitaminas B. Todas essas coisas contribuem com a saúde geral do seu corpo.

Mas, vamos falar apenas sobre amêndoas. Elas contêm vitamina E. Vitamina E é um antioxidante poderoso que ajuda a proteger seus olhos dos radicais livres, os quais podem degradar tecidos saudáveis. Também foi comprovado que a vitamina E previne degeneração macular associada à idade e catarata.


4. Ovos

Ovos representam outro súper alimento que contém praticamente tudo o que você precisa. Um ovo cozido fornecerá potássio, vitamina A, vitamina D, vitamina B12, ferro, cálcio e magnésio – todos óptimos para olhos saudáveis e fortes.

Mas, existem duas coisas que tornam os ovos um alimento saudável para os seus olhos: luteína e zeaxantina. Isso mesmo. Assim como o espinafre, ovos contêm este antioxidante poderoso (luteína) que é responsável pela cor amarela na gema e que ajuda a combater degeneração macular. E, como vimos anteriormente, a zeaxantina é capaz de proteger os olhos contra danos causados por radiação ultravioleta proveniente do sol.

Lembre-se, contudo, que esses protectores poderosos só são encontrados na gema. Então, mantenha a parte amarela se deseja ver todas as lindas cores que este mundo tem a oferecer.


5. Peixe

Já falamos muito sobre plantas com vitaminas, particularmente A, C e E, que são necessárias para uma visão saudável. Contudo, o problema destas vitaminas é que são essencialmente inúteis sem gordura para transportá-las para onde elas precisam ir. Elas são chamadas de vitaminas lipossolúveis.

Uma óptima maneira de obter gordura boa para o corpo é através de peixe, especialmente salmão e atum fresco. Estes peixes são carnudos e repletos de ácido graxo ômega-3 que ajuda a manter seus vasos sanguíneos saudáveis e fortes. Esses ácidos graxos ajudam o líquido intraocular a fluir através da pupila, essencialmente exercendo um papel importante na prevenção da síndrome do olho seco e glaucoma.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.